O que está em jogo no casamento do DEM e do PSL; ouça podcast

Siglas buscam se fortalecer no Congresso com união, que deve ser oficializada na semana que vem

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A convenção partidária do DEM e do PSL para oficializar a fusão dos dois partidos, que vinha sendo negociada nas últimas semanas, vai acontecer no dia 6 de outubro. É quando as duas siglas se reúnem para aprovar um estatuto e um programa comuns.

As duas legendas buscam se fortalecer para as eleições de 2022 e ganhar musculatura no Congresso. O PSL hoje tem a maior bancada da Câmara, com 53 deputados, enquanto o DEM ocupa 28 cadeiras.

O DEM, que com o nome de PFL já ocupou o principal espaço da direita no Brasil depois da redemocratização, vem perdendo força desde 2002. Já o PSL vive o receio de encolher no pleito do ano que vem, sem os votos bolsonaristas que alavancaram o partido em 2018.

O Café da Manhã desta quarta-feira (29) conversa com o cientista político Sérgio Abranches, autor do livro “Presidencialismo de Coalizão”. Ele conta a história do DEM e do PSL, explica o que está em jogo na fusão das duas siglas e analisa a organização partidária da direita no Brasil.

O programa de áudio é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. É possível ouvir o episódio clicando abaixo. Para acessar no aplicativo basta se cadastrar gratuitamente.

Ouça o episódio:

O Café da Manhã é publicado de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia. O episódio é apresentado pelos jornalistas Bruno Boghossian e Maurício Meireles, com produção de Jéssica Maes, Laila Mouallem e Victor Lacombe. A edição de som é de Thomé Granemann.

Imagem de capa do podcast Café da Manhã, com o nome do programa escrito sobre vários recortes de jornais. Logos de de Spotify e Folha de S.Paulo podem ser vistas nos cantos
Podcast Café da Manhã - Reprodução
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.