Descrição de chapéu Resposta imune Coronavírus

Podcast explica por que é tão difícil produzir vacinas e algumas ainda não existem

Resposta Imune fala sobre os desafios científicos, técnicos e de infraestrutura que dificultam o desenvolvimento de imunizantes

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

As vacinas contra Covid são um marco para a ciência mundial. Elas foram os imunizantes de desenvolvimento mais rápido da história, com início dos estudos e chegada ao mercado em menos de um ano. Ao mesmo tempo, essa velocidade levanta uma questão: se é possível desenvolver imunizantes tão rápido, por que ainda há tantas doenças sem vacina?

No quarto episódio do Resposta Imune, podcast da Folha sobre como as vacinas mudaram o mundo, o jornalista Reinaldo José Lopes explica quais são os principais obstáculos para a criação de imunizantes —dos desafios biotecnológicos aos de infraestrutura e produção.

O episódio conta com a participação de Letícia Sarturi, doutora pela Universidade Estadual de Maringá e professora da Universidade Paulista (Unip); de Flávio Guimarães da Fonseca, pesquisador da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e presidente da Sociedade Brasileira de Virologia; e de Célio Lopes Silva, professor da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da USP e coordenador do Laboratório de Vacinas Gênicas da universidade.

Ouça o episódio:

O Resposta Imune é publicado às quartas-feiras pela manhã nas principais plataformas de podcast. O podcast tem produção de Juliana Deodoro e edição de som de Luan Alencar. O apoio é da GSK.

A capa tem o nome do podcast, Resposta Imune, e uma seringa ao centro
O podcast da Folha Resposta Imune trata de como as vacinas mudaram o mundo - Editoria de Arte
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.