Descrição de chapéu Expresso Ilustrada

Podcast investiga Maria Lira, artista que imagina criaturas em pinturas de terra e pedra

Obras de Marques, do Vale do Jequitinhonha, se valorizam no momento em que mercado olha para arte popular

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Araçuaí é uma cidade com pouco mais de 36 mil habitantes no Vale do Jequitinhonha, uma área do interior de Minas Gerais. Quem chegasse nesse município ainda na década de 1990, podia encontrar uma mulher de meia idade, com o cabelo repartido em duas tranças longas, cavoucando a terra ao lado de um padre de batina.

Nessa época, a artista Maria Lira Marques começava a observar as tonalidades da terra —amarelas, brancas, avermelhadas ou rosadas. Ela viajava acompanhada pelo frei Chico, uma figura importante da cidade, e a dupla fazia paradas para recolher as amostras do solo da região. Com esses pigmentos, ela pintava criaturas que ela mesma inventava.

As pinturas da Maria Lira, que hoje tem 75 anos de idade, têm passado por uma valorização nas mãos de galeristas e colecionadores recentemente. Essa é uma espécie de segunda vida do trabalho dela, que já foi reconhecida anteriormente pela produção de máscaras de cerâmica e por uma pesquisa extensa de cantos populares da região do Vale. Isso acontece em um momento que o mercado também volta seus olhos à arte popular.

O Expresso Ilustrada dessa semana conta a história de Marques, que têm trabalhos expostos em galerias em São Paulo e em Belo Horizonte agora e também fez um trabalho importante de pesquisa de cantos populares do Vale do Jequitinhonha.

“Você vê que meus bichos não são esses bichos daqui desse mundo, não. Às vezes esse ali parece que é um veado, eu não tive a intenção de fazer um veado, eu não tive a intenção de fazer determinado animal. Mas se as pessoas acham que parece, tudo bem”, diz a artista.

Para debater como o circuito artístico tem olhado para trabalhos como o de Marques, também participa do episódio Renan Quevedo, pesquisador de arte popular brasileira.

Com novos episódios todas as quintas, às 16h, o Expresso Ilustrada discute música, cinema, literatura, moda, teatro, artes plásticas e televisão. A edição desta semana é de Natália Silva, e o roteiro é de Lucas Brêda e Carolina Moraes, que também apresentam o programa.

O feed RSS é https://folhaexpressoilustrada.libsyn.com/rs.

O PODCAST ESTÁ DISPONÍVEL EM TODAS AS PLATAFORMAS DE STREAMING. AQUI ESTÃO ALGUMAS DELAS:

Spotify

iTunes

Deezer

Google Podcasts

Castbox

Stitcher

0
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.