Como fica o teto de gastos com o Auxílio Brasil; ouça podcast

Ministério da Economia sofreu debandada depois que Guedes endossou ideia de furar o teto

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O anúncio de que o novo programa social do governo, o Auxílio Brasil, vai pagar um benefício temporário de R$400 ao longo de 2022 abriu uma crise na gestão Bolsonaro e abalou o mercado.

Na quarta-feira (20), o ministro da Economia, Paulo Guedes, admitiu a possibilidade de furar o teto de gastos para financiar o programa, que foi criado para substituir o Bolsa Família e é parte da estratégia do presidente Jair Bolsonaro para tentar a reeleição.

O mercado reagiu mal à declaração do ministro. Na quinta (21), a Bolsa de Valores abriu em queda, o dólar em alta e, com o agravamento da crise, dois secretários de Guedes pediram demissão no fim do dia.

No episódio desta sexta (22), o Café da Manhã conversa com o colunista da Folha Vinícius Torres Freire sobre as manobras do governo para financiar o Auxílio Brasil, o que acontece com o teto de gastos, a reação do mercado e como fica o cenário pras eleições de 2022.

O programa de áudio é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. É possível ouvir o episódio clicando abaixo. Para acessar no aplicativo basta se cadastrar gratuitamente.

Ouça o episódio:

O Café da Manhã é publicado de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia. O episódio é apresentado pelos jornalistas Maurício Meireles e Magê Flores, com produção de Jéssica Maes e Victor Lacombe. A edição de som é de Thomé Granemann.

Imagem de capa do podcast Café da Manhã, com o nome do programa escrito sobre vários recortes de jornais. Logos de de Spotify e Folha de S.Paulo podem ser vistas nos cantos
Podcast Café da Manhã - Reprodução
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.