Descrição de chapéu Café da Manhã

Como inflação global pode prejudicar a economia do Brasil; ouça podcast

Alta de juros nos EUA e crises energéticas na Europa e na China impulsionam alta de preços

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Os mercados ao redor do mundo sofreram uma queda durante a semana depois de uma sinalização do Fed, o banco central americano, de que pode haver uma mudança de direção na política monetária ---que poderia incluir um aumento dos juros.

Essa decisão, em conjunto com crises energéticas por conta da falta de gás natural na Europa e de carvão na China, impulsiona a inflação global.

Outros fatores influenciam esse aumento de preços, como a alta no preço do barril de petróleo e a escassez de insumos pra indústria. O Brasil já sofre com a inflação, e por aqui, ela atinge desproporcionalmente os mais pobres, que gastam uma porcentagem maior da renda em necessidades básicas como água, luz, gás de cozinha e alimentos.

No episódio desta sexta (1º), o Café da Manhã conversa com o colunista da Folha Vinícius Torres Freire para entender por que a inflação preocupa o mundo, os motivos por trás dela e os impactos da alta de preços no exterior e no Brasil.

O programa de áudio é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. É possível ouvir o episódio clicando abaixo. Para acessar no aplicativo basta se cadastrar gratuitamente.

Ouça o episódio:

O Café da Manhã é publicado de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia. O episódio é apresentado pelos jornalistas Angela Boldrini e Maurício Meireles, com produção de Jéssica Maes, Laila Mouallem e Victor Lacombe. A edição de som é de Thomé Granemann.

Imagem de capa do podcast Café da Manhã, com o nome do programa escrito sobre vários recortes de jornais. Logos de de Spotify e Folha de S.Paulo podem ser vistas nos cantos
Podcast Café da Manhã - Reprodução
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.