O que explica a onda de violência na fronteira entre Brasil e Paraguai; ouça podcast

Em região controlada pelo tráfico, cidades nos dois países vivem sequência de assassinatos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

As cidades vizinhas de Pedro Juan Caballero, no Paraguai, e Ponta Porã, no Brasil, vivem uma onda de violência nos últimos dias. No dia 10 de outubro, atiradores mataram quatro pessoas com mais de cem tiros, incluindo duas brasileiras e a filha do governador do estado paraguaio de Amambay.

A região é estratégica pro tráfico internacional de drogas, e é controlada pelo PCC. Diante da escalada de violência, as polícias dos dois países resolveram se juntar e montar barreiras contra a ação de grupos criminosos dos dois lados da fronteira.

No episódio desta terça (19), o Café da Manhã conversa com o repórter da Folha Artur Rodrigues, que esteve em Pedro Juan Caballero, sobre como o crime organizado atua na região e o que explica essa onda de mortes.

O programa de áudio é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. É possível ouvir o episódio clicando abaixo. Para acessar no aplicativo basta se cadastrar gratuitamente.

Ouça o episódio:

O Café da Manhã é publicado de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia. O episódio é apresentado pelos jornalistas Maurício Meireles e Magê Flores com produção de Jéssica Maes, e Victor Lacombe. A edição de som é de Thomé Granemann.

Imagem de capa do podcast Café da Manhã, com o nome do programa escrito sobre vários recortes de jornais. Logos de de Spotify e Folha de S.Paulo podem ser vistas nos cantos
Podcast Café da Manhã - Reprodução
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.