Descrição de chapéu Café da Manhã

Os efeitos na economia do veto da China à carne do Brasil; ouça podcast

País asiático mantém proibição de produto há meses depois de casos isolados de vaca louca

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Em setembro, o Brasil suspendeu voluntariamente a exportação de carne bovina para a China por causa de dois casos atípicos da doença da "vaca louca".

As autoridades brasileiras esperavam que fosse uma parada curta nas negociações, mas quase dois meses depois os chineses ainda não derrubaram o veto. O Brasil é o maior exportador de carne do mundo e a China é o principal comprador —um mercado de mais de R$ 20 bilhões ao ano.

Agora, o governo brasileiro tenta convencer os chineses a retomar os negócios. As relações entre as duas nações ficaram abaladas ao longo do governo Jair Bolsonaro por causa de declarações ofensivas feitas pelo presidente e aliados dele sobre o parceiro comercial do Brasil.

O Café da Manhã desta segunda-feira (25) conversa com Mauro Zafalon, jornalista da Folha que assina a coluna "Vaivém das Commodities". Ele explica o veto à exportação para a China, o que o governo está fazendo para reverter isso e o impacto dessa crise nos preços que chegam ao consumidor no Brasil.

O programa de áudio é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. É possível ouvir o episódio clicando abaixo. Para acessar no aplicativo basta se cadastrar gratuitamente.

Ouça o episódio:

O Café da Manhã é publicado de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia. O episódio é apresentado pelos jornalistas Maurício Meireles e Bruno Boghossian, com produção de Jéssica Maes e Victor Lacombe. A edição de som é de Thomé Granemann e Luan Alencar.

Imagem de capa do podcast Café da Manhã, com o nome do programa escrito sobre vários recortes de jornais. Logos de de Spotify e Folha de S.Paulo podem ser vistas nos cantos
Podcast Café da Manhã - Reprodução
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.