Descrição de chapéu Epidemia

Podcast Epidemia vence Prêmio Roche de Jornalismo em Saúde

Produção do 37 Graus em parceria com a Folha conta história do surto de zika vírus no Brasil

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A série "Epidemia", uma produção do podcast 37 Graus em parceria com a Folha, venceu a nona edição do Prêmio Roche de Jornalismo em Saúde na categoria Cobertura Diária. Os vencedores do prêmio foram anunciados nesta quinta-feira (28) pela Roche América Latina e pela Fundação Gabo. "Epidemia" foi publicado em 2020 e está disponível nas principais plataformas de podcasts, como Spotify, Apple Podcasts e Google Podcasts.

No podcast, a jornalista Bia Guimarães e a bióloga Sarah Azoubel tratam dos impactos da epidemia de zika no Brasil e as consequências econômicas e sociais que crises sanitárias deixam para trás. A série de sete episódios tem depoimentos de médicos e pesquisadores e traça paralelos entre a epidemia de zika e outras, como as de H1N1, chikungunya, ebola e a pandemia de Covid-19.

O prêmio Roche recebeu 611 inscrições de jornalistas de toda a América Latina e teve nove finalistas. Os vencedores vão receber uma bolsa de US$ 5 mil como um "incentivo para ampliar conhecimentos em jornalismo e fomentar a qualidade, o rigor e a excelência no trabalho jornalístico", de acordo com a Roche. A cerimônia de premiação foi realizada virtualmente, na noite desta quinta-feira.

Além do Epidemia, a Folha tem em seu catálogo outros 15 podcasts. São produções diárias como o Café da Manhã e o Boletim Folha, e periódicas como Expresso Ilustrada e Ilustríssima Conversa, além de séries como Habitat, sobre extinções em massa, Meu Inconsciente Coletivo, sobre psicanálise, e Resposta Imune, sobre a história das vacinas.

Capa do podcast Epidemia, parceria entre Folha e 37 graus; imagem mostra o nome dos dois produtores, o nome do podcast e uma arte estilizada que remete a um vírus
Capa do podcast Epidemia, parceria entre Folha e 37 graus - 37 Graus
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.