O que já se sabe sobre a variante ômicron; ouça podcast

Nova cepa tem mutações preocupantes na proteína S e fez países fecharem fronteiras em poucas horas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Batizada de ômicron, a nova variante do coronavírus vem causando preocupação ao redor do mundo. A nova cepa tem 50 mutações, mais de 30 delas na proteína S –uma molécula importante para a eficácia das vacinas contra Covid-19.

A nova variante foi Identificada na África do Sul e casos de infecção causados por ela já foram registrados em outros três continentes: Ásia, Europa e Oceania.

A descoberta derrubou mercados ao redor do mundo na sexta-feira (26) e fez com que União Europeia e Estados Unidos logo fechassem fronteiras para voos vindos do continente africano. O Brasil também decidiu barrar a entrada de viajantes vindos de seis países: África do Sul, Botsuana, Lesoto, Namíbia, Zimbábue e Eswatini.

No episódio desta segunda (28), o Café da Manhã esclarece o que já se sabe sobre a nova variante. A microbiologista Natalia Pasternak, pesquisadora da USP e presidente do Instituto Questão de Ciência, analisa a reação à nova cepa e diz que medidas precisam ser tomadas agora.

O programa de áudio é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. É possível ouvir o episódio clicando abaixo. Para acessar no aplicativo basta se cadastrar gratuitamente.

Ouça o episódio:

O Café da Manhã é publicado de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia. O episódio é apresentado pelas jornalistas Angela Boldrini e Magê Flores. A produção é de Jéssica Maes, Laila Mouallem, Natália Silva e Victor Lacombe. A edição de som é de Thomé Granemann.

Imagem de capa do podcast Café da Manhã, com o nome do programa escrito sobre vários recortes de jornais. Logos de de Spotify e Folha de S.Paulo podem ser vistas nos cantos
Podcast Café da Manhã - Reprodução
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.