Descrição de chapéu Expresso Ilustrada

De Adele a sample de 'uivo' de James Blunt, podcast debate autoria na música

Expresso Ilustrada trata de plágio, uso de samples e casos em que há disputa para saber quem compôs o quê num hit

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Quem escuta "Ela Me Falou Que Quer Rave", música do MC Levin que está entre as mais tocadas do país, pode reconhecer ali outro hit. O refrão do funk vem de "Pumped Up Kicks", lançada há dez anos pela banda Foster The People.

E essa não é a única música com sample de um sucesso antigo nas paradas de hoje. A dupla de forró Ávine Vinny e Matheus Fernandes são as vozes por trás do hit "Coração Cachorro", que usa o famoso uivo do britânico James Blunt em "Same Mistake".

Mas muitas vezes esse cruzamento acaba em briga. Recentemente, o Toninho Geraes, compositor de "Mulheres", que é sucesso na voz de Martinho da Vila, acusou na Justiça a britânica Adele de ter plagiado a música brasileira em uma de suas canções, a "Million Years Ago", lançada em 2015.

Esses casos levam a discussão sobre o conceito de autoria na música, como provar um plágio na Justiça e quando o uso de sample pode ser, de fato, enquadrado como plágio.

O Expresso Ilustrada desta semana debate a ideia de autoria na música e como ela tem se modificado ao longo dos anos, com batalhas judiciais emblemáticas —como a disputa entre Pharrell Williams e Robin Thicke com a família de Marvin Gaye ou mesmo a de Jorge Ben Jor com Rod Stewart.

Para isso, o Expresso conversa com Luiz Guilherme Valente, advogado especializado em propriedade intelectual e membro da Comissão de Artes da Ordem dos Advogados do Brasil em São Paulo.

"Nem tudo o que parece uma obra que já existe é plágio. Quando a gente fala de direitos autorais a gente fala de originalidade e não de novidade absoluta", diz.

Com novos episódios todas as quintas, às 16h, o Expresso Ilustrada discute música, cinema, literatura, moda, teatro, artes plásticas e televisão. A edição de som desta semana é de Natália Silva, e a apresentação é de Lucas Brêda e Carolina Moraes, que também assinaram o roteiro do programa com Pedro Martins.

O PODCAST ESTÁ DISPONÍVEL EM TODAS AS PLATAFORMAS DE STREAMING. AQUI ESTÃO ALGUMAS DELAS:

Spotify

iTunes

Deezer

Google Podcasts

Castbox

Stitcher

0
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.