Descrição de chapéu Meu inconsciente coletivo

Meu Inconsciente Coletivo fala de quando o medo é maior do que o amor; ouça

Tati Bernardi conversa com psicanalista sobre a relação entre os dois sentimentos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Amor e medo coexistem. Quanto maior o amor, maior o medo da perda. É disso que trata o episódio desta sexta-feira (10) de Meu Inconsciente Coletivo. No podcast, Tati Bernardi continua se deitando no divã com os melhores psicanalistas, psicólogos e psiquiatras do país para contar tudo o que há de mais inconfessável perturbando sua mente.

Neste episódio, Tati conversa com o psicoterapeuta de crianças, adolescentes e famílias Ivan Capelatto.

"O amor, nos humanos, funciona de maneira um pouco perversa. No início de uma relação, ele é intenso. Depois de um tempo, esse amor se une a uma entidade psíquica que é o medo de perder", diz Ivan. "O amor começa a coexistir com o medo da perda. E aí, quanto mais amor a gente tem por alguém, maior é o medo da perda. Algumas pessoas que não suportam esse sentimento podem fazer acontecer a perda: terminam um relacionamento com quem gostavam muito para não sentir o medo.

Ouça o episódio:

Participam ainda da terceira temporada do podcast a psicanalista e escritora Regina Navarro Lins; o ensaísta Chico Bosco; a psicanalista e professora Ana Suy; o psicanalista Rodrigo Alencar; a psicóloga, terapeuta sexual e de casais Ana Canosa; o psicanalista e escritor Robson Viturino; e o psicólogo e filósofo Antônio Neves.

O podcast está nos principais agregadores e tem novos episódios todas as sextas, às 8h. A edição de som é de Natália Silva.

As duas primeiras temporadas do Meu Inconsciente Coletivo também estão disponíveis nos aplicativos. Os episódios tratam de temas como solidão na maternidade, fetiches, ciúme e ghosting.

A capa do podcast Meu Inconsciente Coletivo tem um divã ao centro e o nome do programa abaixo
No podcast Meu Inconsciente Coletivo a escritora Tati Bernardi conversa com grandes psicanalistas - Editoria de Arte
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.