O que a carne do seu prato tem a ver com o desmatamento; ouça podcast

Pensando O Bem ouve pesquisador, nutrólogo e chef de cozinha sobre esse hábito alimentar

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A ligação entre o nosso prato e o fogo que abre espaço para a criação de gado na Amazônia e no Pantanal foi, por muito tempo, abstrata. Mas de que forma o que nós comemos impacta o ambiente? E o que acontece quando tiramos a carne, elemento central do cardápio brasileiro, da nossa dieta?

No episódio desta segunda-feira (20) de Pensando O Bem, Teté, Greice e Clô foram atrás dessas respostas. Ouça o episódio:

Elas conversaram com Natália Candelária, uma arquiteta que, impactada com as queimadas na Amazônia e no Pantanal, decidiu cortar a carne do cardápio. O nutrólogo André Veinert, deu dicas de como substituir a carne vermelha sem prejudicar o organismo, que precisa das proteínas e dos aminoácidos deste alimento.

A chef Bel Coelho, do paulistano Cuia Café, sugere o uso consciente da carne vermelha para quem falta vontade (ou força de vontade) para cortar o alimento completamente. Por fim, o pesquisador Paulo Barreto, do Imazon (Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia), contou que temos motivos para ficar otimistas e também muito preocupados.

"Pensando O Bem" tem pesquisa, texto e reportagens de Teté Ribeiro, Claudia Lima e Greice Costa. A edição de som é de Natália Silva. Os episódios da série estão disponíveis nos principais agregadores de podcast.

Capa do podcast Pensando O Bem discute modismos e novos comportamentos coletivos
O podcast Pensando O Bem discute modismos e novos comportamentos coletivos - Catarina Pignato
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.