Descrição de chapéu Café da Manhã

O que a esquerda conseguiu com os modelos de ruptura e de coalizão; ouça podcast

Campanhas que venceram a direita radical ao redor do mundo envolveram alianças amplas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Sucessos eleitorais recentes da esquerda ao redor do mundo têm envolvido a formação de amplas coalizões para derrotar candidatos de direita ou ultradireita.

Foi o caso do Chile: no último domingo (19), o esquerdista Gabriel Boric venceu o pinochetista José Antonio Kast como candidato de uma frente ampla de partidos de esquerda, incluindo o Partido Comunista.

Aqui no Brasil, o ex-presidente Lula (PT), líder das pesquisas para a eleição de 2022, costura uma aliança com o ex-tucano Geraldo Alckmin para derrotar o presidente Jair Bolsonaro (PL).

No episódio desta terça-feira (21), o Café da Manhã conversa com o colunista da Folha Mathias Alencastro sobre as diferentes estratégias adotadas pela esquerda ao longo dos últimos anos e que efeitos elas ainda podem ter.

O programa de áudio é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. É possível ouvir o episódio clicando abaixo. Para acessar no aplicativo basta se cadastrar gratuitamente.

Ouça o episódio:

O Café da Manhã é publicado de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia. O episódio é apresentado pelos jornalistas Magê Flores e Bruno Boghossian, com produção de Laila Mouallem e Victor Lacombe. A edição de som é de Natália Silva.

Imagem de capa do podcast Café da Manhã, com o nome do programa escrito sobre vários recortes de jornais. Logos de de Spotify e Folha de S.Paulo podem ser vistas nos cantos
Podcast Café da Manhã - Reprodução
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.