Um ataque digital na sexta-feira (10) tirou do ar o site do Ministério da Saúde. Ao tentar acessar a página, usuários encontravam um recado afirmando que os dados do sistema haviam sido copiados, excluídos e estavam nas mãos do grupo invasor.
O ataque deixou os brasileiros sem acesso à plataforma Conecte SUS, na qual é possível emitir o certificado de vacinação contra a Covid-19 –documento que vinha no centro de uma polêmica envolvendo governo e autoridades sanitárias.
Ataques como esse ao Ministério da Saúde são cada vez mais comuns. Eles miram instituições e paralisam serviços públicos. Algumas vezes, podem ser usados como arma política –o que acende um alerta em um país que vai ter uma eleição presidencial em breve.
No episódio desta terça-feira (14), o Café da Manhã discute o que esses ataques revelam sobre a segurança digital do poder público no Brasil, como eles podem abalar a confiança nas instituições e os riscos políticos que eles representam. Quem analisa o assunto é Ronaldo Lemos, diretor do Instituto de Tecnologia e Sociedade do Rio de Janeiro e colunista da Folha.
O programa de áudio é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. É possível ouvir o episódio clicando abaixo. Para acessar no aplicativo basta se cadastrar gratuitamente.
Ouça o episódio:
O Café da Manhã é publicado de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia. O episódio é apresentado pelos jornalistas Maurício Meireles e Bruno Boghossian, com produção de Jéssica Maes, Laila Mouallem e Victor Lacombe. A edição de som é de Thomé Granemann.
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.