Descrição de chapéu Expresso Ilustrada Natal

Simone não é a única a cantar o Natal brasileiro; podcast debate essa tradição

Expresso Ilustrada entrevista Luiz Antônio Simas sobre como o evento é retratado em canções natalinas do Brasil

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Chegou aquela época do ano em que a voz da Simone cantando "Então é Natal", uma das canções natalinas mais conhecidas do Brasil, não sai cabeça. E essa, na verdade, é uma versão de uma música estrangeira —a original é "Happy Xmas (War Is Over)", do John Lennon.

A versão da música que a Simone fez saiu em 1995, uma época em que o cenário de canções natalinas brasileiras estava mudando. As composições do Brasil perderam espaço para as versões de músicas estrangeiras, o que acabou escondendo uma tradição muito rica da música nacional.

Desde os anos 1930, o Brasil teve dezenas e dezenas de músicas que cantam o Natal dos trópicos, com nomes como Luiz Gonzaga, Chico Buarque e os MCs Bin Laden, Brinquedo e Pikachu.

O Expresso Ilustrada dessa semana retoma a tradição da canção natalina brasileira e discute como ela foi mudando ao longo do tempo.

Para isso, o episódio entrevista Luiz Antônio Simas, historiador, escritor e compositor que tem um interesse especial pelo assunto e pesquisou uma série de canções que retratam o Natal nos trópicos.

"Grande parte dessas músicas revela sobretudo um grande dilema brasileiro. Que dilema é esse? Por um lado, um país profundamente injusto, então há muitas músicas de Natal que botam o dedo na ferida da injustiça, da desigualdade, do por que algumas crianças ganham o presente e outras no presente. Essa é uma temática muito presente nas músicas de Natal", diz ele no podcast.

"Por outro lado, elas mostram também que nós somos um país que construiu uma tradição sobretudo na cultura popular de congraçamento coletivo."

Com novos episódios todas as quintas, às 16h, o Expresso Ilustrada discute música, cinema, literatura, moda, teatro, artes plásticas e televisão. A edição de som desta semana é de Natália Silva, e a apresentação é de Lucas Brêda e Carolina Moraes, que também assinaram o roteiro do programa.

O PODCAST ESTÁ DISPONÍVEL EM TODAS AS PLATAFORMAS DE STREAMING. AQUI ESTÃO ALGUMAS DELAS:

Spotify

iTunes

Deezer

Google Podcasts

Castbox

Stitcher

Logo Podcast Expresso Ilustrada
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.