Como ser criativo e fugir da mesmice do currículo tradicional; ouça o podcast

Conheça jovens que conseguiram estágios por um vídeo inusitado e por uma animação em Powerpoint

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

As novas tecnologias têm dado possibilidades variadas para um candidato se destacar aos olhos de um recrutador. Se antes esse primeiro contato se resumia a uma folha de papel, atualmente a prática do vídeo-currículo tem ganhado força, e há empresas especializadas em processos de recrutamento mais modernos.

Tudo isso pode ser potencializado pela criatividade de quem busca emprego. O quinto episódio do podcast Minha Vaga, Minhas Regras, lançado nesta terça-feira (4), fala sobre outros formatos de currículo para além do convencional. Ouça abaixo:

O episódio traz histórias como a do jovem Caio Ferreira, 22, que programou um código pra criar um currículo interativo que funciona pelo aplicativo de mensagem Telegram.

"Eu gosto muito desse tipo de programação e sempre busco inovar. Achei que seria uma forma diferente das pessoas me notarem", conta o estudante de análise e desenvolvimentos de sistema.

Julia Ayusso, 23, conseguiu um estágio depois de criar uma animação em Powerpoint sobre a vida dela. "Eu gosto de ser uma pessoa criativa. E eu adoro desenho. Aí eu pensei: 'Caramba por que eu não levo um pouquinho da minha personalidade nisso?'", conta.

Caroline Argento, estudante de publicidade de 22 anos, mirou uma vaga e acertou outra. Ela criou um vídeo para uma campanha de uma marca de cosméticos na qual a cantora e influenciadora Manu Gavassi ia escolher uma estagiária.

​Ela não passou nesse trabalho, mas postou o conteúdo nas redes sociais e recebeu várias propostas —inclusive a do trabalho atual dela. "Nem achei que ia repercutir desse jeito, mas teve muitas visualizações. Eu tive inúmeras propostas de entrevista, e aí eu fui selecionando as que tinham mais a ver comigo", afirma a jovem.

O podcast Minha Vaga, Minhas Regras é uma produção da Folha com o Linkedin.

O primeiro episódio, lançado no dia 9 de novembro, tratou dos mitos e verdades que candidatos enfrentam na hora de conseguir emprego. O segundo, publicado em 23 de novembro, abordou a angústia do desemprego e a saúde mental no trabalho.

O terceiro, lançado no dia 6 de dezembro, trouxe dicas do que jovens da geração Z podem contar em entrevistas de emprego para contornar a falta de experiência profissional. O quarto, do fim de dezembro, falou da importância da diversidade no trabalho.

A apresentação e o roteiro do podcast são do jornalista Bruno B. Soraggi, que desde 2013 é repórter da Folha​, na qual já passou pelo Guia Folha, revista sãopaulo e coluna Mônica Bergamo.

Ele é acompanhado pela editora-sênior do LinkedIn Notícias, Claudia Gasparini. Ela atua desde 2018 com criação e curadoria de notícias e análises sobre o mercado de trabalho no LinkedIn, que hoje tem 51 milhões de usuários no Brasil.

A edição de som é de Luan Alencar.

O podcast pode ser ouvido no Spotify, Deezer, Apple Podcasts, Google Podcasts e outros aplicativos. Os episódios vão ao ar a cada 15 dias, às terças-feiras.

Minha Vaga, Minhas Regras
Quando
quinzenalmente às terças
Onde nas principais plataformas de podcast

Capa do podcast Minha Vaga, Minhas Regras, feito pela Folha em parceria com o Linkedin
Capa do podcast Minha Vaga, Minhas Regras, feito pela Folha em parceria com o Linkedin - Editoria de Arte
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.