Descrição de chapéu Minha vaga, minhas regras

Dá pra ter uma carreira legal sem um diploma? Ouça o podcast Minha Vaga, Minhas Regras

Episódio conta histórias de jovens sem faculdade e fala de vagas que não exigem formação

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Dá pra ter uma carreira de sucesso sem ter diploma universitário? O sexto episódio do podcast Minha Vaga, Minhas Regras, uma produção da Folha com o Linkedin, mostra que sim.

Para isso, conta as histórias do executivo de vendas Luan Arakaki, 31, do editor de vídeos Gabriel Diniz, 26, e da venezuelana Hannah Castillo Nunes, que vive em Florianópolis e trabalha na área de atendimento ao consumidor de uma empresa de marketing digital.

Nenhum deles completou a graduação, mas conseguiram impressionar recrutadores e clientes com as experiências que adquiriram ao longo da vida pessoal e profissional. Ouça o episódio abaixo:

"Eu gosto de deixar claro que não ter diploma não significou estudar menos", diz Arakaki. " Você não estuda menos. Você só tem uma outra trilha de conhecimento que é feita fora de um meio acadêmico."

Para a Castillo, a faculdade "ajuda muito", mas se a pessoa "realmente tem essa vocação e se a profissão que ela escolhe realmente precisa desse título". Ela chegou a estudar medicina no seu país natal, mas largou o curso —que era mais vontade dos pais do que dela.

"A frase que a vida é a escola é uma verdade muito grande para quem eu me tornei hoje profissionalmente", diz Diniz.

Para aprofundar no assunto, o episódio também traz uma entrevista com Isis Borge, diretora-associada na empresa de recrutamento e seleção Talenses. Na conversa, ela fala sobre o recrutamento de pessoas baseado em competências e em traços comportamentais --uma tendência em alta, segundo ela, que coloca em segundo plano a universidade onde o candidato se formou.

"Eu vejo muitas vantagens [nesse tipo de processo seletivo]", diz Isis. "A gente tem até aquela expressão comum de se ouvir no mercado, de que as empresas contratam pelas habilidades técnicas e demitem pelo comportamental. E eu acredito muito que nós devemos contratar as pessoas pelo potencial e pelas habilidades comportamentais. Muitas vezes, a pessoa aprende fazendo."

O primeiro episódio do Minha Vaga, Minhas Regras foi lançado no dia 9 de novembro do ano passado e trata dos mitos e verdades que candidatos enfrentam na hora de conseguir emprego. O segundo aborda a angústia do desemprego e a saúde mental no trabalho.

O terceiro traz dicas do que jovens da geração Z podem contar em entrevistas de emprego para contornar a falta de experiência profissional. O quarto fala da importância de ter pessoas trans ao seu lado no trabalho.

Já o quinto dá dicas de como fugir da mesmice do currículo tradicional e ser criativo na hora de se apresentar em entrevistas de emprego.

A apresentação e o roteiro do podcast são do jornalista Bruno B. Soraggi, que desde 2013 é repórter da Folha​, com passagens pelo Guia Folha, revista sãopaulo e coluna Mônica Bergamo.

Ele é acompanhado pela editora-sênior do LinkedIn Notícias, Claudia Gasparini. Ela atua desde 2018 com criação e curadoria de notícias e análises sobre o mercado de trabalho no LinkedIn, que hoje tem 51 milhões de usuários no Brasil.

A edição de som é de Luan Alencar.

O podcast pode ser ouvido no Spotify, Deezer, Apple Podcasts, Google Podcasts e outros aplicativos. Os episódios vão ao ar a cada 15 dias, às terças-feiras.

Minha Vaga, Minhas Regras
Quando
quinzenalmente às terças
Onde nas principais plataformas de podcast

Capa do podcast Minha Vaga, Minhas Regras, feito pela Folha em parceria com o Linkedin
Capa do podcast Minha Vaga, Minhas Regras, feito pela Folha em parceria com o Linkedin - Editoria de Arte
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.