Descrição de chapéu Expresso Ilustrada

'Eduardo e Mônica': ouça podcast sobre o casal que inspirou a letra da canção

Expresso Ilustrada fala também sobre bastidores do filme criado a partir da letra de Renato Russo, em cartaz nos cinemas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Numa entrevista à revista Marie Claire, na década de 1990, Renato Russo disse que sua canção "Eduardo e Mônica", um dos maiores sucessos do rock brasileiro, era inspirada num casal de amigos dele.

Na época, talvez pela ausência da internet, a informação não ficou tão popular, até mesmo entre os fãs do músico. Agora, porém, com a recente estreia do filme "Eduardo e Mônica", vem sendo resgatada e comentada.

Formado por Leonice de Araújo Coimbra e Fernando Coimbra, o casal que inspirou "Eduardo e Mônica" está junto há 42 anos, mas é bem diferente dos protagonistas da letra.

Leonice, por exemplo, nunca cursou medicina, nem era tão mais velha que Fernando. "A filha deles, a Nina, com quem eu conversei [além do casal], também concorda com essa diferença", diz Leonardo Snchez, repórter da Ilustrada.

"Ela não vê o pai refletido no Eduardo, que é meio bobão na leitura que ela faz da música —e que é ainda mais reforçado pelo filme—, porque o pai dela é um diplomata intelectual. A Nina enxerga mais a mãe na Mônica, principalmente pela ligação com a arte, mas também não vê uma relação tão profunda a ponto de a gente dizer que Mônica é uma cópia da de Leonice."

O Expresso Ilustrada desta semana explica o que há por trás do casal de carne e osso e do filme "Eduardo e Mônica". Para isso, o episódio escuta Leonardo Sanchez, repórter da Ilustrada que entrevistou o casal, René Sampaio, diretor do filme sobre a música, e Bianca de Felippes, produtora do longa.

Com novos episódios todas as quintas, às 16h, o Expresso Ilustrada discute música, cinema, literatura, moda, teatro, artes plásticas e televisão. A edição de som desta semana é de Natália Silva, e a apresentação é de Marina Lourenço e Carolina Moraes.

O PODCAST ESTÁ DISPONÍVEL EM TODAS AS PLATAFORMAS DE STREAMING. AQUI ESTÃO ALGUMAS DELAS:

Spotify

iTunes

Deezer

Google Podcasts

Castbox

Stitcher

logo em vermelho
Logo do podcast Expresso Ilustrada - Divulgação
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.