Descrição de chapéu Café da Manhã

O futuro do olavismo na política brasileira sem Olavo de Carvalho; ouça podcast

Escritor e guru bolsonarista morreu na segunda (24), aos 74 anos, nos Estados Unidos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O escritor e guru bolsonarista Olavo de Carvalho morreu nesta segunda-feira (24). A família não divulgou a causa da morte. No dia 15 de janeiro, ele tinha recebido um diagnóstico de Covid-19, mas seu médico particular nega que a morte tenha sido decorrente da doença.

Olavo difundiu ideias que ajudaram a dar forma para uma direita radical no Brasil, que impulsionou Jair Bolsonaro ao poder em 2018. Um dos pilares do pensamento do escritor, que dava fundamentos ideológicos para o bolsonarismo, era de que a esquerda tem o controle de instituições culturais e políticas —e que a direita precisa travar uma guerra para derrotá-la.

O Café da Manhã desta quarta-feira (26) conversa com o historiador Murilo Cleto, que pesquisa a nova direita na Universidade Federal do Paraná. Ele explica a influência de Olavo de Carvalho no bolsonarismo e discute se as ideias defendidas por ele vão seguir adiante na política brasileira.

Ouça o episódio:

O programa de áudio é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. É possível ouvir o episódio clicando abaixo. Para acessar no aplicativo basta se cadastrar gratuitamente.

O Café da Manhã é publicado de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia. O episódio é apresentado pelos jornalistas Bruno Boghossian e Maurício Meireles, com produção de Jéssica Maes, Laila Mouallem e Natália Silva. A edição de som é de Thomé Granemann.

Imagem de capa do podcast Café da Manhã, com o nome do programa escrito sobre vários recortes de jornais. Logos de de Spotify e Folha de S.Paulo podem ser vistas nos cantos
Podcast Café da Manhã - Reprodução
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.