Descrição de chapéu Café da Manhã

O papel dos influenciadores digitais na formação política de jovens; ouça podcast

Pesquisa mostrou que nova geração se informa por canais alternativos e está descolada da política tradicional

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Um estudo mostrou que, apesar de rejeitarem cada vez mais a política tradicional, os jovens têm se politizado por meio das redes sociais. As fontes de informação vão desde perfis de maquiagem e estilo de vida no Instagram até transmissões de games online.

O levantamento foi feito no Brasil, na Argentina, na Colômbia e no México. De acordo com a pesquisa qualitativa, que recebeu o título de "Juventude e Democracia na América Latina", a nova geração molda suas posições políticas de acordo com as visões de mundo que são abordadas por esses influenciadores.

No Café da Manhã desta sexta-feira (28), a cientista política Camila Rocha, que coordenou o estudo ao lado da socióloga Esther Solano, detalha a relação dos jovens com esses canais e explica como isso marca a formação política deles.

Ouça o episódio:

O programa de áudio é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. É possível ouvir o episódio clicando abaixo. Para acessar no aplicativo basta se cadastrar gratuitamente.

O Café da Manhã é publicado de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia. O episódio é apresentado pelos jornalistas Magê Flores e Maurício Meireles, com produção de Jéssica Maes e Laila Mouallem. A edição de som é de Thomé Granemann.

Imagem de capa do podcast Café da Manhã, com o nome do programa escrito sobre vários recortes de jornais. Logos de de Spotify e Folha de S.Paulo podem ser vistas nos cantos
Podcast Café da Manhã - Reprodução
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.