Descrição de chapéu Café da Manhã

Os desdobramentos do ataque ao Capitólio, um ano depois; ouça podcast

Invasão do Congresso americano por apoiadores de Trump deixou alerta sobre riscos à democracia dos Estados Unidos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Em 6 de janeiro de 2021, manifestantes insuflados pelo ex-presidente Donald Trump invadiram o Congresso dos Estados Unidos e tentaram impedir a confirmação da vitória do democrata Joe Biden na eleição presidencial.

Eles depredaram o Capitólio, agrediram policiais e invadiram as duas casas legislativas, além de gabinetes de parlamentares. A invasão acabou com cinco pessoas mortas e 150 agentes de segurança feridos.

O ataque expôs a divisão da sociedade americana e a radicalização de setores da direita –além de ter deixado um alerta sobre os riscos à democracia do país que repercute até hoje.

O Café da Manhã desta quinta-feira (5) entrevista o editor de Mundo da Folha, Daigo Oliva, sobre os desdobramentos do ataque, o andamento das investigações e as implicações políticas do caso um ano depois.

O programa de áudio é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. É possível ouvir o episódio clicando abaixo. Para acessar o aplicativo basta se cadastrar gratuitamente.

Ouça o episódio:

O Café da Manhã é publicado de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia. O episódio é apresentado pelos jornalistas Maurício Meireles e Bruno Boghossian, com produção de Jéssica Maes, Laila Mouallem e Natália Silva. A edição de som é de Thomé Granemann.

Imagem de capa do podcast Café da Manhã, com o nome do programa escrito sobre vários recortes de jornais. Logos de de Spotify e Folha de S.Paulo podem ser vistas nos cantos
Podcast Café da Manhã - Reprodução
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.