Descrição de chapéu Expresso Ilustrada

Podcast discute se ômicron pode acabar com volta de eventos culturais em 2022

Com grandes festivais e centenário da Semana de Arte Moderna, setor espera entrar nos eixos após quase dois anos de pandemia

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Após meses de uma retomada de atividades presenciais, da chegada da ômicron e da H3N2, de doses de reforço da vacina e de quase dois anos de pandemia, o ano de 2022 começa com grandes incertezas para a cultura.

​Enquanto grandes festivais de música, como o Lollapalooza e o Rock in Rio, estão marcados para este ano, uma série de casas de show, como o Cine Joia, Espaço das Américas e o Studio SP adiaram recentemente suas programações. Teatros também começaram a mudar as estreias de peças com a alta de casos de Covid no país.

Será que a chegada de novas variantes e da gripe vai frear a volta triunfante da cultura neste ano? O Expresso Ilustrada desta semana discute quais são as expectativas para a setor em 2022, que planejava um ano agitado de eventos e comemorações, como o centenário da Semana de Arte Moderna.

O centenário da Semana de 22 promete agradar os fãs de literatura e artes plásticas, com uma série de livros e mostras que debatem o modernismo brasileiro.

Já no cinema, com a ascensão do streaming durante a pandemia, 2022 deve trazer uma série de lançamentos focando produções nacionais, e o setor anseia por uma normalização do calendário de estreias.

Mas crescem as tensões na política com a corrida eleitoral, e gestores do governo Bolsonaro se envolvem em polêmicas sobre o Iphan, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, e a Secretaria de Cultura ainda na primeira semana do ano.

Para comentar todas essas questões de 2022, o programa ouve os repórteres da Ilustrada Lucas Brêda, Leonardo Sanchez, Henrique Artuni, Eduardo Moura e Walter Porto.

Com novos episódios todas as quintas, às 16h, o Expresso Ilustrada discute música, cinema, literatura, moda, teatro, artes plásticas e televisão. A edição de som desta semana é de Natália Silva, e a apresentação é de Marina Lourenço e Carolina Moraes, que também assinaram o roteiro do programa.

O PODCAST ESTÁ DISPONÍVEL EM TODAS AS PLATAFORMAS DE STREAMING. AQUI ESTÃO ALGUMAS DELAS:

Spotify

iTunes

Deezer

Google Podcasts

Castbox

Stitcher

Logo vermelho com o nome do programa
Logo do podcast Expresso Ilustrada - Divulgação
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.