A ida de Bolsonaro a Moscou em meio à tensão entre Rússia e Ucrânia; ouça podcast

Presidente brasileiro manteve viagem enquanto EUA alertam para conflito iminente na fronteira

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O presidente Jair Bolsonaro (PL) chega nesta terça-feira (15) à Rússia, que está no centro da maior crise de segurança na Europa dos últimos anos.

Os Estados Unidos afirmam que os russos pretendem invadir a Ucrânia. A Rússia, que moveu mais de 100 mil soldados para a região de fronteira, nega essa intenção e diz que vê a possibilidade de um acordo. Já a Ucrânia diz que não há provas de que a situação se encaminha para uma invasão.

Os russos querem a garantia de que o país vizinho não vai se tornar parte da Otan, a aliança militar ocidental, que é comandada pelos EUA.

O presidente russo, Vladimir Putin, convidou o líder brasileiro para visita no final do ano passado, antes do acirramento da crise. Bolsonaro chega a Moscou num contexto de isolamento diplomático do Brasil, tentando reforçar os laços com uma grande potência.

No Café da Manhã desta terça, o repórter da Folha Igor Gielow, que está em Moscou para acompanhar a viagem do presidente, explica o contexto conturbado na fronteira entre Rússia e Ucrânia e analisa os interesses de Bolsonaro nesse encontro com Putin.

Ouça o episódio:

O programa de áudio é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. É possível ouvir o episódio clicando acima. Para acessar no aplicativo basta se cadastrar gratuitamente.

O Café da Manhã é publicado de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia. O episódio é apresentado pelos jornalistas Bruno Boghossian e Maurício Meireles, com produção de Daniel Castro, Jéssica Maes, Laila Mouallem e Victor Lacombe. A edição de som é da Natália Silva.

Imagem de capa do podcast Café da Manhã, com o nome do programa escrito sobre vários recortes de jornais. Logos de de Spotify e Folha de S.Paulo podem ser vistas nos cantos
Podcast Café da Manhã - Reprodução
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.