As chuvas em Petrópolis e as tragédias causadas pela mudança climática; ouça podcast

Temporal deixou dezenas de mortos e centenas de desabrigados na cidade fluminense

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

As fortes chuvas que atingiram a cidade de Petrópolis (RJ) na terça-feira (15) deixaram dezenas de mortos até a noite desta quarta (16). A Defesa Civil Municipal contabilizava mais de 300 deslizamentos e desabamentos, e centenas de pessoas estavam desabrigadas.

De acordo com as autoridades, choveu em apenas seis horas na terça (260 mm) o equivalente aos últimos 30 dias (272 mm) —o maior volume em 24 horas desde 1952. E a previsão é de que a chuva forte volte a cair na região nesta quinta (17) e na sexta (18).

No episódio desta quinta, o Café da Manhã conversa com o repórter Matheus Rocha, que foi a Petrópolis e ouviu relatos de moradores que perderam tudo no desastre, e com a jornalista Ana Carolina Amaral. Ela assina o blog Ambiência na Folha e falou sobre como a mudança climática torna eventos como esse cada vez mais frequentes e devastadores.

Para ajudar as vítimas, é possível doar para organizações como o CDDH Petrópolis (Centro de Defesa dos Direitos Humanos), a SOserra, a Cáritas Arquidiocesana de Petrópolis e o Rio Solidário. Veja como contribuir e a lista completa de organizações aqui.

Ouça o episódio:

O programa de áudio é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. É possível ouvir o episódio clicando acima. Para acessar no aplicativo basta se cadastrar gratuitamente.

O Café da Manhã é publicado de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia. O episódio é apresentado pelos jornalistas Maurício Meireles e Magê Flores, com produção de Jéssica Maes, Victor Lacombe e Daniel Castro. A edição de som é de Laila Mouallem.

Imagem de capa do podcast Café da Manhã, com o nome do programa escrito sobre vários recortes de jornais. Logos de de Spotify e Folha de S.Paulo podem ser vistas nos cantos
Podcast Café da Manhã - Reprodução
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.