Como a negociação de federações partidárias mexe com as eleições; ouça podcast

Legendas negociam acordos que precisam durar quatro anos e incluem disputas nos estados

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Com a aprovação de uma reforma eleitoral pelo Congresso e a proibição das coligações, outro tipo de aliança se tornou possível: a federação partidária. Diferente do modelo anterior, a federação obriga os partidos a ficarem unidos por todos os quatro anos da legislatura, com afinidade programática —o que requer muita conversa antes de bater o martelo.

Diversas legendas negociam alianças desse tipo, mas existem entraves. No caso do PT e do PSB, por exemplo, nenhum dos dois partidos quer abrir mão de uma candidatura ao governo de São Paulo —o PT, com Fernando Haddad, e o PSB, com Márcio França.

No episódio desta terça-feira (22), o Café da Manhã conversa com Ranier Bragon, repórter da Folha em Brasília, sobre as regras das federações partidárias e as conversas das legendas que tentam costurar esses acordos.

Ouça o episódio:

O programa de áudio é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. É possível ouvir o episódio clicando acima. Para acessar no aplicativo basta se cadastrar gratuitamente.

O Café da Manhã é publicado de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia. O episódio é apresentado pelos jornalistas Magê Flores e Bruno Boghossian, com produção de Daniel Castro, Laila Mouallem e Victor Lacombe. A edição de som é de Natália Silva.

Imagem de capa do podcast Café da Manhã, com o nome do programa escrito sobre vários recortes de jornais. Logos de de Spotify e Folha de S.Paulo podem ser vistas nos cantos
Podcast Café da Manhã - Reprodução
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.