Descrição de chapéu Café da Manhã Folhajus

Como Bolsonaro tenta usar militares em novo ataque às urnas; ouça podcast

Depois de ensaiar recuo, presidente faz nova rodada de acusações sem provas contra sistema de votação

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Depois de ensaiar um recuo nos ataques ao sistema de votação brasileiro e ao Judiciário, o presidente Jair Bolsonaro (PL) voltou a fazer declarações atacando o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) e a sugerir, sem provas, que as eleições de 2022 serão fraudadas.

Agora, Bolsonaro tenta convocar as Forças Armadas como parte de sua estratégia para minar a confiança no pleito, dizendo que os militares da Comissão de Transparência do TSE apontaram falhas nas urnas eletrônicas –mas eles apenas pediram informações e esclarecimentos.

Bolsonaro sempre apelou ao Exército ao atacar outros Poderes, mas agora ele tenta usar os militares dentro do TSE como arma para abalar a confiança nas eleições. Além de haver um general na Comissão de Transparência, o presidente do tribunal, Luís Roberto Barroso, já tinha chamado Fernando Azevedo e Silva para ser diretor-geral da corte –o ex-ministro da Defesa tinha aceitado inicialmente, mas recuou na semana passada.

No episódio desta segunda (21), o Café da Manhã conversa com o professor de direito constitucional da USP e colunista da Folha Conrado Hübner Mendes sobre a retomada dos ataques de Bolsonaro ao sistema eleitoral e o papel das Forças Armadas nessa investida.

Ouça o episódio:

O programa de áudio é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. É possível ouvir o episódio clicando acima. Para acessar no aplicativo basta se cadastrar gratuitamente.

O Café da Manhã é publicado de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia. O episódio é apresentado pelos jornalistas Maurício Meireles e Bruno Boghossian, com produção de Jéssica Maes, Natália Silva, Daniel Castro e Victor Lacombe. A edição de som é de Laila Mouallem.

Imagem de capa do podcast Café da Manhã, com o nome do programa escrito sobre vários recortes de jornais. Logos de de Spotify e Folha de S.Paulo podem ser vistas nos cantos
Podcast Café da Manhã - Reprodução
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.