Descrição de chapéu Minha vaga, minhas regras

Como lidar com o preconceito numa entrevista de emprego; ouça podcast

Minha Vaga, Minhas Regras traz histórias de quem foi discriminado por recrutadores

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O preconceito ainda é uma realidade enfrentada por muita gente em entrevistas de emprego. Mas como contornar isso? Esse é o assunto do sétimo episódio do podcast Minha Vaga, Minhas Regras, uma produção da Folha em parceria com o Linkedin.

Ouça o episódio abaixo:

O episódio traz histórias de três pessoas que passaram por situações de discriminação em processos seletivos para empregos.

"Uma entrevistadora perguntou se eu lavava o meu cabelo", conta Mateus Fernandes, um jovem negro de 21 anos. "Eu não entendi o contexto da pergunta. Apesar do olhar estranho e, enfim, negativo pela minha aparência, eu de forma extremamente humilde, encurralado —também porque eu queria tanto ocupar uma cadeira, conseguir um emprego para ajudar em casa—, simplesmente comecei a explicar para ela que, sim, eu lavo o meu cabelo."

Jozy Lambert tem 39 anos e também é negra. Ela se lembra de um episódio no qual diz ter se sentido ridicularizada.

"Eu falei que eu sou mãe de quatro filhos. Um entrevistador disse: ‘Nossa, corajosa, eu tenho só um filho e não aguento mais. Quatro? Meu Deus, misericórdia’. Desse jeito, nesse tom, assim bem debochado, como se fosse a pior coisa do mundo", afirma.

Timmy Machado, 31, é um homem branco que trabalha como educador, ensinando e interpretando Libras, a Língua Brasileira de Sinais, usada por pessoas surdas.

Ele foi servidor público até 2020. A partir do ano passado, começou a procurar trabalho no setor privado. "Eu me sinto confortável em usar objetos considerados femininos", diz ele, que se define como um homem cis (que se identifica com o gênero masculino de nascença), mas de gênero fluído.

Mas, segundo ele, o novo jeito de se expressar não foi bem recebido nas entrevistas. E ele passou a não ser escolhido nos processos seletivos. "Foi algo que anteriormente eu não vivenciava", afirma.

"Eu sempre era o contratado ou um dos contratados. Então, achei isso, entre as muitas aspas, coincidência. Eu tomar a atitude de ter uma expressão de gênero na qual me sinto mais confortável e ali começar a receber negativas."

O podcast também entrevista Ricardo Sales, sócio-fundador da consultoria Mais Diversidade.

Ele comenta sobre mudanças no mercado de trabalho em relação a preconceitos e dá dicas do que um candidato deve ou não fazer quando se depara com uma situação de preconceito de um recrutador.

O Minha Vaga, Minhas Regras tem apresentação e roteiro do jornalista Bruno B. Soraggi, que desde 2013 é repórter da Folha​, com passagens pelo Guia Folha, revista sãopaulo e coluna Mônica Bergamo.

Ele é acompanhado pela editora-sênior do LinkedIn Notícias, Claudia Gasparini. Ela atua desde 2018 com criação e curadoria de notícias e análises sobre o mercado de trabalho no LinkedIn, que hoje tem 51 milhões de usuários no Brasil.

A edição de som é de Luan Alencar.

O podcast pode ser ouvido no Spotify, Deezer, Apple Podcasts, Google Podcasts e outros aplicativos. Os episódios vão ao ar a cada 15 dias, às terças-feiras.

Minha Vaga, Minhas Regras
Quando
quinzenalmente às terças
Onde nas principais plataformas de podcast

Capa do podcast Minha Vaga, Minhas Regras, feito pela Folha em parceria com o Linkedin
Capa do podcast Minha Vaga, Minhas Regras, feito pela Folha em parceria com o Linkedin - Editoria de Arte
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.