Descrição de chapéu Café da Manhã Semana de 1922

Os mitos sobre a Semana de 1922, que completa 100 anos; ouça podcast

Evento organizado por intelectuais paulistas é alvo de revisão crítica no seu centenário

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Em fevereiro de 1922, um grupo de artistas e intelectuais da elite de São Paulo se reuniram para fazer uma mostra que, segundo eles, inaugurou o modernismo no Brasil e rompeu com o conservadorismo nas artes do país.

Embora tenha tido repercussão limitada na época, com o passar dos anos se consolidou uma visão da Semana de Arte Moderna como um ponto de inflexão na cultura brasileira –que deixava no passado o tradicionalismo e a velha estética.

Essa é uma visão que ignora manifestações artísticas anteriores e fora de São Paulo. Críticos dizem que ela também esconde contradições da geração de 1922.

No episódio desta sexta (11), o Café da Manhã conversa com o historiador da arte Rafael Cardoso, autor do livro "Modernidade em Preto e Branco - Arte e Imagem, Raça e Identidade no Brasil" (Companhia das Letras), sobre os mitos em torno da Semana de Arte Moderna e faz um balanço da ideia de brasilidade proposta pelos modernistas de São Paulo.

O programa de áudio é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. É possível ouvir o episódio clicando abaixo. Para acessar no aplicativo basta se cadastrar gratuitamente.

Ouça o episódio:

O Café da Manhã é publicado de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia. O episódio é apresentado pelos jornalistas Maurício Meireles e Magê Flores, com produção de Jéssica Maes, Laila Mouallem e Victor Lacombe. A edição de som é da Natália Silva.

Imagem de capa do podcast Café da Manhã, com o nome do programa escrito sobre vários recortes de jornais. Logos de de Spotify e Folha de S.Paulo podem ser vistas nos cantos
Podcast Café da Manhã - Reprodução
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.