Descrição de chapéu Café da Manhã

Por que Brasil é mais lento ao vacinar crianças que vizinhos da América do Sul; ouça podcast

Brasil leva triplo do tempo de Argentina e Uruguai para vacinar 15% das crianças contra Covid

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Na última quarta-feira (8), o ministro da Saúde Marcelo Queiroga comemorou a marca de 15% das crianças de 5 a 11 anos vacinadas com a primeira dose do imunizante contra a Covid-19. Mas uma análise de dados oficiais feita pela Folha evidencia o ritmo lento da campanha de imunização dessa faixa etária.

Para chegar a esse índice, o Brasil demorou três vezes mais do que países como Canadá, Austrália, Argentina e Uruguai. Entre dez nações que disponibilizam registros detalhados dessa vacinação, o país está no fim do ranking proporcional —à frente só da França, um dos principais palcos do ativismo antivacina na Europa.

Segundo especialistas, os motivos para a lentidão brasileira são a falta de doses, os entraves na distribuição e aplicação delas e uma desconfiança dos pais causada pela desinformação.

No episódio desta segunda-feira (14), o Café da Manhã trata das dificuldades na campanha de vacinação infantil no país e conta como a Covid-19 tem atingido as crianças. O podcast ouve o pediatra Renato Kfouri, diretor da Sociedade Brasileira de Imunizações.

Ouça o episódio:

O programa de áudio é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. É possível ouvir o episódio clicando acima. Para acessar no aplicativo basta se cadastrar gratuitamente.

O Café da Manhã é publicado de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia. O episódio é apresentado pelos jornalistas Magê Flores e Maurício Meireles, com produção de Jéssica Maes, Laila Mouallem e Victor Lacombe. A edição de som é de Natália Silva.

Imagem de capa do podcast Café da Manhã, com o nome do programa escrito sobre vários recortes de jornais. Logos de de Spotify e Folha de S.Paulo podem ser vistas nos cantos
Podcast Café da Manhã - Reprodução
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.