Por que Putin contrariou previsões e decidiu invadir Ucrânia; ouça podcast

Governo ucraniano diz que primeiro dia de ataques russos deixou ao menos 137 mortos; 100 mil deixaram suas casas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A Rússia iniciou um ataque de grandes proporções contra a Ucrânia. Depois de semanas de receio de uma invasão no leste ucraniano, a ofensiva russa ocorreu em diversas áreas do país, por vias aéreas, aquáticas e terrestres.

Os ataques já deixaram mais de uma centena de mortos e causaram uma fuga em massa de moradores da Ucrânia. O presidente russo, Vladimir Putin, ameaçou países que tentem interferir no conflito, dizendo que eles vão sofrer consequências "nunca antes vistas" na história.

O americano Joe Biden disse nesta quinta-feira (24) que não vai mandar tropas para a Ucrânia, mas que vai enviar mais de 7.000 militares para a Europa para proteger territórios de países da Otan, a aliança militar ocidental.

Volodimir Zelenski, líder ucraniano, afirmou que há uma nova Cortina de Ferro baixando sobre a Europa –e que outros países podem ser os próximos alvos da Rússia.

O Café da Manhã desta sexta (25) tem participação do repórter da Folha Igor Gielow, que está em Moscou. Ele analisa por que Vladimir Putin resolveu atacar a Ucrânia, contrariando previsões de boa parte dos analistas, e fala sobre os próximos passos dessa crise.

Ouça o episódio:

O programa de áudio é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. É possível ouvir o episódio clicando abaixo. Para acessar no aplicativo basta se cadastrar gratuitamente.

O Café da Manhã é publicado de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia. O episódio é apresentado pelos jornalistas Magê Flores e Maurício Meireles, com produção de Daniel Castro, Laila Mouallem e Victor Lacombe. A edição de som é de Natália Silva.

Imagem de capa do podcast Café da Manhã, com o nome do programa escrito sobre vários recortes de jornais. Logos de de Spotify e Folha de S.Paulo podem ser vistas nos cantos
Podcast Café da Manhã - Reprodução
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.