A busca da China por um equilíbrio entre Ocidente e Rússia na guerra da Ucrânia; ouça podcast

País asiático evita condenar invasão e critica sanções, mas fez falas a favor do governo ucraniano

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A Rússia chegou à guerra na Ucrânia com um parceiro geopolítico estratégico: a China. As duas potências reforçaram sua aproximação antes do conflito, buscando fazer frente aos Estados Unidos e à Europa. Com o início da invasão ordenada pelo presidente Vladimir Putin, o país asiático ficou em cima do muro —não condena a invasão, mas também não apoia a Rússia e dialoga com a Ucrânia.

Na busca por neutralidade, o líder chinês Xi Jinping conversou por telefone com o presidente francês Emmanuel Macron e o chanceler alemão Olaf Scholz, expressando preocupação com a guerra e pedindo calma de todos os lados do conflito.

A China pode ser um ator determinante nesse momento de tensão. Se o país resolver se alinhar ao Ocidente, a Rússia perde um apoio fundamental. Se entrar de cabeça no lado de Moscou, a proporção da guerra muda completamente.

No episódio desta sexta-feira (11), o Café da Manhã conversa com a analista internacional e colunista da Folha Tatiana Prazeres. Ela fala sobre os movimentos da China e analisa como uma posição mais incisiva do país pode alterar a relação entre o Ocidente e a Rússia.

Ouça o episódio:

O programa de áudio é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. É possível ouvir o episódio clicando acima. Para acessar no aplicativo basta se cadastrar gratuitamente.

O Café da Manhã é publicado de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia. O episódio é apresentado pelos jornalistas Magê Flores e Bruno Boghossian, com produção de Daniel Castro, Jéssica Maes, Laila Mouallem e Victor Lacombe. A edição de som é de Thomé Granemann.

Imagem de capa do podcast Café da Manhã, com o nome do programa escrito sobre vários recortes de jornais. Logos de de Spotify e Folha de S.Paulo podem ser vistas nos cantos
Podcast Café da Manhã - Reprodução
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.