A crise de refugiados da Ucrânia e as portas abertas da União Europeia; ouça podcast

Resposta do bloco foi comparada a postura com refugiados sírios e afegãos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A guerra na Ucrânia causou uma das maiores ondas de refugiados da história recente da Europa. Mais de 1 milhão de ucranianos já deixaram suas casas em direção a países vizinhos, como a Polônia, que tem recebido quem foge da guerra com comida e cobertores.

Outros países da União Europeia também prometeram acolher os refugiados. A atitude dos países do bloco, que apoiam a Ucrânia na guerra iniciada pelo presidente russo, Vladimir Putin, foi elogiada —mas críticos perceberam a mudança de postura em relação a refugiados de outras zonas de conflito, como a Síria e o Afeganistão.

No episódio desta segunda-feira (7), o Café da Manhã tem entrevista com o jornalista Diogo Bercito, que assina o blog Orientalíssimo na Folha, sobre o tamanho da crise migratória causada pela guerra na Ucrânia e a recepção europeia a refugiados.

Ouça o episódio:

O programa de áudio é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. É possível ouvir o episódio clicando acima. Para acessar no aplicativo basta se cadastrar gratuitamente.

O Café da Manhã é publicado de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia. O episódio é apresentado pelos jornalistas Maurício Meireles e Magê Flores, com produção de Daniel Castro, Jéssica Maes, Laila Mouallem e Victor Lacombe. A edição de som é de Natália Silva.

Imagem de capa do podcast Café da Manhã, com o nome do programa escrito sobre vários recortes de jornais. Logos de de Spotify e Folha de S.Paulo podem ser vistas nos cantos
Podcast Café da Manhã - Reprodução
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.