A influência de pastores no acesso a verbas do Ministério da Educação; ouça podcast

Ministro disse que prioriza amigos de pastor na obtenção de recursos a pedido de Bolsonaro

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Revelações sobre a influência de pastores no MEC (Ministério da Educação) repercutiram no governo e na oposição nesta terça-feira (22) e pressionam o ministro Milton Ribeiro.

Em áudio obtido pela Folha, Ribeiro afirmou que a pasta prioriza pedidos de verbas a prefeituras que foram negociados por Gilmar Santos, pastor sem cargo na administração pública, a pedido do presidente Jair Bolsonaro (PL).

Na mesma conversa, ele menciona outro pastor, Arilton Moura, que também atuaria no esquema informal de obtenção de recursos no MEC. Mesmo sem cargos no governo, os pastores têm negociado a liberação de recursos para obras em municípios há mais de um ano, como foi revelado pelo jornal O Estado de S. Paulo na semana passada.

O Café da Manhã desta quarta-feira (23) conversa com o repórter da Folha Paulo Saldaña, que obteve a gravação da reunião. Ele fala sobre o contexto do encontro, a atuação dos pastores na pasta e a movimentação política depois que o áudio veio à público.

Ouça o episódio:

O programa de áudio é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. É possível ouvir o episódio clicando acima. Para acessar no aplicativo basta se cadastrar gratuitamente.

O Café da Manhã é publicado de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia. O episódio é apresentado pelos jornalistas Bruno Boghossian e Magê Flores, com produção de Jéssica Maes, Laila Mouallem e Victor Lacombe. A edição de som é de Thomé Granemann.

Imagem de capa do podcast Café da Manhã, com o nome do programa escrito sobre vários recortes de jornais. Logos de de Spotify e Folha de S.Paulo podem ser vistas nos cantos
Podcast Café da Manhã - Reprodução
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.