O impasse do governo para conter alta dos combustíveis e preservar Bolsonaro; ouça podcast

Com disparada do barril de petróleo, Planalto discute de congelamento de preços a política de subsídios

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O governo vive um impasse sobre o que fazer para evitar a explosão no preço dos combustíveis no Brasil, depois da disparada na cotação do barril de petróleo desde o começo da guerra na Ucrânia. Entre as medidas em debate, estão o congelamento de preços praticados pela Petrobras e uma possível política de subsídios.

Aliados do Planalto defendem uma decisão rápida, para preservar o presidente Jair Bolsonaro em ano de eleição. Uma alta dos combustíveis pode agravar o cenário de inflação que o Brasil já vive e prejudicar os planos políticos de Bolsonaro.

A alta do barril é consequência do conflito na Ucrânia e das sanções das potências ocidentais contra a Rússia. Nesta terça-feira (8), por exemplo, o presidente americano, Joe Biden, decidiu proibir a importação de petróleo e gás russos pelos Estados Unidos.

No episódio desta quarta-feira (9), o Café da Manhã conversa com a repórter Alexa Salomão. Ela explica o cenário global de alta do petróleo e quais as medidas analisadas pelo governo brasileiro para controlar o preço dos combustíveis.

Ouça o episódio:

O programa de áudio é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. É possível ouvir o episódio clicando acima. Para acessar no aplicativo basta se cadastrar gratuitamente.

O Café da Manhã é publicado de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia. O episódio é apresentado pelos jornalistas Maurício Meireles e Magê Flores, com produção de Daniel Castro, Jéssica Maes e Victor Lacombe. A edição de som é de Laila Mouallem.

Imagem de capa do podcast Café da Manhã, com o nome do programa escrito sobre vários recortes de jornais. Logos de de Spotify e Folha de S.Paulo podem ser vistas nos cantos
Podcast Café da Manhã - Reprodução
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.