Descrição de chapéu Livros Expresso Ilustrada

Pedro Bandeira fala em podcast sobre censura, racismo e educação

'A liberdade de criação é a coisa mais linda do mundo', diz o escritor, que completa 80 anos nesta semana

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Um dos maiores nomes da literatura infantil e infantojuvenil do Brasil, Pedro Bandeira, que fez 80 anos nesta quarta (9), dedicou boa parte de sua vida à educação, publicou 130 livros e vendeu mais de 28 milhões de exemplares.

Entre seus sucessos estão "O Fantástico Mistério de Feiurinha", "A Marca de uma Lágrima" e a série Os Karas, que tem "A Droga da Obediência", "A Droga do Amor", "Droga de Americana", "A Droga da Amizade", "Pântano de Sangue" e "Anjo da Morte".

Embora alguns desses romances tenham chegado às livrarias há quase 40 anos, continuam, segundo o próprio autor, mais atuais do que nunca, sobretudo diante de casos como o do ex-prefeito do Rio de Janeiro que mandou recolher das prateleiras um quadrinho com um beijo gay.

"É função dos escritores escrever aquilo que acham que devem escrever. A liberdade de criação é a coisa mais linda do mundo", diz o escritor, em entrevista ao repórter Pedro Martins, da Folha.

O Expresso Ilustrada desta semana traz os melhores momentos da entrevista, em que Bandeira fala de assuntos como o uso de redes sociais como o TikTok, a literatura de Monteiro Lobato, o racismo e a educação brasileira durante o governo de Jair Bolsonaro.

Com novos episódios todas as quintas, às 16h, o Expresso Ilustrada discute música, cinema, literatura, moda, teatro, artes plásticas e televisão. A edição de som desta semana é de Laila Mouallem. A apresentação e roteiro são de Marina Lourenço e Carolina Moraes.

O PODCAST ESTÁ DISPONÍVEL EM TODAS AS PLATAFORMAS DE STREAMING. AQUI ESTÃO ALGUMAS DELAS:

Spotify

iTunes

Deezer

Google Podcasts

Castbox

Stitcher

Ilustração vermelha com o nome do podcast
Logo do podcast Expresso Ilustrada - Divulgação
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.