No primeiro episódio da nova temporada do Folha na Sala, o podcast de educação da Folha aborda o desafio de professores e gestores para lidar com a pobreza e a fome em sala de aula.
Em um cenário econômico que evoca índices dos anos 1980, o Brasil tem hoje cerca de 25% das crianças vivendo em lares cuja renda per capita é inferior a um quarto de salário mínimo.
O Brasil também está de volta ao mapa da fome. Uma pesquisa da Rede Pessan divulgada no ano passado, apontou que, na pandemia, 55,2% dos lares brasileiros não tinham segurança alimentar. Ou seja, a maioria das famílias não teve acesso a alimentos saudáveis, e a quantidade também não foi suficiente.
Nesse cenário, a escola tem que lidar com desafios não só educacionais, após dois anos de abre e fecha, mas também sociais.
Em São Paulo, na escola municipal Duque de Caxias, na baixada do Glicério, área vulnerável no centro da capital, o diretor Hervy Vicente da Silva conta como enfrentar o cenário quando 70% dos seus alunos vivem em cortiços e 5% em situação de rua.
Na zona sul, em Paraisópolis, a coordenadora pedagógica Emiliana Abade diz ver os índices de seus alunos pobres sempre abaixo da média. A escola estadual Maria Zilda Natel fica na fronteira entre a comunidade e um bairro de alto padrão da capital.
O podcast ainda ouve os especialistas Marcelo Ribeiro, do Observatório das Metrópoles, Daniel Cara, da Faculdade de Educação da USP, e Vanda Mendes Ribeiro, do Instituto Jus.
Na sua quinta temporada o Folha na Sala debate, em nove episódios semanais, quais são os desafios da educação e da escola pública em 2022, na retomada das aulas presenciais após dois anos de abre e fecha devido à pandemia de coronavírus.
O podcast é uma parceria da Folha com o Itaú Social. O programa é apresentado pelos jornalistas Ricardo Ampudia e Juliana Deodoro. A coordenação foi de Angela Pinho e Magê Flores. A edição de som é de Stefano Maccarini.
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