Descrição de chapéu Folha na Sala

Podcast debate desafio de ensinar um Brasil que passa fome

Professores e gestores enfrentam fome, evasão e cansaço nas salas de aula

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

No primeiro episódio da nova temporada do Folha na Sala, o podcast de educação da Folha aborda o desafio de professores e gestores para lidar com a pobreza e a fome em sala de aula.

Em um cenário econômico que evoca índices dos anos 1980, o Brasil tem hoje cerca de 25% das crianças vivendo em lares cuja renda per capita é inferior a um quarto de salário mínimo.

O Brasil também está de volta ao mapa da fome. Uma pesquisa da Rede Pessan divulgada no ano passado, apontou que, na pandemia, 55,2% dos lares brasileiros não tinham segurança alimentar. Ou seja, a maioria das famílias não teve acesso a alimentos saudáveis, e a quantidade também não foi suficiente.

Nesse cenário, a escola tem que lidar com desafios não só educacionais, após dois anos de abre e fecha, mas também sociais.

Em São Paulo, na escola municipal Duque de Caxias, na baixada do Glicério, área vulnerável no centro da capital, o diretor Hervy Vicente da Silva conta como enfrentar o cenário quando 70% dos seus alunos vivem em cortiços e 5% em situação de rua.

Na zona sul, em Paraisópolis, a coordenadora pedagógica Emiliana Abade diz ver os índices de seus alunos pobres sempre abaixo da média. A escola estadual Maria Zilda Natel fica na fronteira entre a comunidade e um bairro de alto padrão da capital.

O podcast ainda ouve os especialistas Marcelo Ribeiro, do Observatório das Metrópoles, Daniel Cara, da Faculdade de Educação da USP, e Vanda Mendes Ribeiro, do Instituto Jus.

Imagem mostra três lápis escolares com marcas de mordidas sobre um fundo azul onde se lê o nome do programa, Folha na Sala
Capa do primeiro episódio do podcast Folha na Sala - Arte/Ricardo Ampudia

Na sua quinta temporada o Folha na Sala debate, em nove episódios semanais, quais são os desafios da educação e da escola pública em 2022, na retomada das aulas presenciais após dois anos de abre e fecha devido à pandemia de coronavírus.

O podcast é uma parceria da Folha com o Itaú Social. O programa é apresentado pelos jornalistas Ricardo Ampudia e Juliana Deodoro. A coordenação foi de Angela Pinho e Magê Flores. A edição de som é de Stefano Maccarini.

Você pode acrescentar o nosso programa no seu agregador de podcasts usando o RSS do programa.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.