Qual é a tática militar da Rússia na invasão da Ucrânia; ouça podcast

Analistas esperavam conquista rápida do país vizinho, mas luta se estendeu em pontos estratégicos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Depois de uma invasão à Ucrânia que partiu de várias frentes, na semana passada, muitos analistas esperavam uma vitória rápida da Rússia no conflito —afinal, a guerra seria um embate entre um exército relativamente pequeno e uma das maiores potências militares do mundo.

Apesar de os russos terem avançado e conquistado pedaços do território ucraniano —como Kherson, ao sul do país—, o conflito tem se estendido em áreas estratégicas, como a capital, Kiev. Ao mesmo tempo, a Ucrânia recebe ajuda de potências ocidentais e convoca civis para atuar na resistência aos invasores.

Analistas militares tentam ler os movimentos russos e explicar por que um país militarmente superior não conseguiu a vitória rápida que esperava contra os ucranianos. Alguns deles preveem ataques mais brutais daqui em diante.

No episódio desta quinta (3), o Café da Manhã conversa com o repórter Igor Gielow sobre a tática militar de Putin ao invadir a Ucrânia, as dificuldades que os russos enfrentam e quais devem ser os próximos passos da Rússia no confronto.

Ouça o episódio:

O programa de áudio é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. É possível ouvir o episódio clicando acima. Para acessar no aplicativo basta se cadastrar gratuitamente.

O Café da Manhã é publicado de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia. O episódio é apresentado pelos jornalistas Maurício Meireles e Bruno Boghossian, com produção de Daniel Castro, Jéssica Maes e Victor Lacombe. A edição de som é de Laila Mouallem.

Imagem de capa do podcast Café da Manhã, com o nome do programa escrito sobre vários recortes de jornais. Logos de de Spotify e Folha de S.Paulo podem ser vistas nos cantos
Podcast Café da Manhã - Reprodução
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.