A mudança no discurso de Le Pen e as chances da ultradireita na eleição francesa; ouça podcast

Candidata enfrenta Macron no segundo turno com expectativa de melhorar desempenho

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O resultado do primeiro turno da eleição francesa, no domingo (10), confirmou que o presidente Emmanuel Macron e Marine Le Pen vão repetir o embate que tiveram em 2017 no segundo turno.

Naquele ano, Macron teve o dobro de votos de Le Pen e assumiu o cargo pela primeira vez. Agora, a expectativa é que a candidata da ultradireita melhore consideravelmente seu desempenho contra o atual mandatário. Ela já havia crescido nas últimas pesquisas e confirmou a evolução nas urnas.

Os dois correm para afinar o discurso e conquistar os eleitores dos outros candidatos no segundo turno, marcado para 24 de abril. Le Pen, que ficou conhecida pela retórica radical à direita, recuou da posição de tirar a França da União Europeia.

O episódio do Café da Manhã desta terça-feira (12) conversa com Mathias Alencastro, pesquisador do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento e colunista da Folha. Ele analisa o ajuste nas falas de Le Pen, os movimentos da ultradireita na França e os cenários para o segundo turno.

Ouça o episódio:

O programa de áudio é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. É possível ouvir o episódio clicando acima. Para acessar no aplicativo basta se cadastrar gratuitamente.

O Café da Manhã é publicado de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia. O episódio é apresentado pelos jornalistas Maurício Meireles e Daniel Castro, com produção de Laila Mouallem e Victor Lacombe. A edição de som é de Thomé Granemann.

Imagem de capa do podcast Café da Manhã, com o nome do programa escrito sobre vários recortes de jornais. Logos de de Spotify e Folha de S.Paulo podem ser vistas nos cantos
Podcast Café da Manhã - Reprodução
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.