Como o cenário de massacre na Ucrânia inflama debate sobre crimes de guerra; ouça podcast

Descoberta de civis mortos em valas comuns de Butcha fez Zelenski acusar Rússia de genocídio

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A descoberta de dezenas de corpos de civis em ruas e valas comuns depois da passagem de tropas russas por Butcha, nos arredores de Kiev, deixou as negociações sobre a guerra na Ucrânia mais longe de um acordo de paz.

O presidente do país, Volodimir Zelenski, acusa a Rússia de cometer crimes de guerra. As imagens fizeram chefes de Estado de vários países condenarem a atuação das forças russas no conflito –e devem gerar uma nova onda de sanções contra Moscou.

O Kremlin nega ter atacado civis e diz que as imagens são "mais uma provocação" ucraniana. O governo russo chamou as fotos e vídeos de encenação, mas imagens de satélite obtidas pelo The New York Times refutam o argumento de que os corpos tenham sido colocados ali depois da retirada das tropas estrangeiras.

No episódio desta quarta-feira (6), o Café da Manhã analisa como a discussão sobre crimes de guerra pode mudar o curso do conflito entre Rússia e Ucrânia. O podcast ouve o pesquisador Felipe Alamino, autor do livro "Anexação da Crimeia: o Conceito de Agressão no Direito Internacional".

Ouça o episódio:

O programa de áudio é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. É possível ouvir o episódio clicando acima. Para acessar no aplicativo basta se cadastrar gratuitamente.

O Café da Manhã é publicado de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia. O episódio é apresentado pelos jornalistas Magê Flores e Daniel Castro, com produção de Jéssica Maes, Laila Mouallem e Victor Lacombe. A edição de som é de Thomé Granemann.

Imagem de capa do podcast Café da Manhã, com o nome do programa escrito sobre vários recortes de jornais. Logos de de Spotify e Folha de S.Paulo podem ser vistas nos cantos
Podcast Café da Manhã - Reprodução
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.