Descrição de chapéu Meu inconsciente coletivo

Nova temporada de Meu Inconsciente Coletivo leva personagens da literatura para o divã

Em podcast, Tati Bernardi vai discutir as questões de protagonistas de grandes obras

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O podcast Meu Inconsciente Coletivo chega à quarta temporada nesta sexta-feira (8). Nos novos episódios, a escritora e colunista da Folha Tati Bernardi vai levar para o divã protagonistas da literatura. Esses personagens vão ser analisados por grandes psicanalistas e psicólogos.

"Nesta temporada, que tem como tema a literatura, são os protagonistas dos meus livros preferidos que deitam no divã. Mas isso sempre será uma desculpa para que eu fale de mim e, através do meu monotema aparentemente autocentrado, das neuroses de todo mundo que escuta", diz Tati.

No primeiro episódio, ela conversa com o psicanalista Christian Dunker, professor do Instituto de Psicologia da USP, sobre o livro "O Alienista", de Machado de Assis, e a loucura.

Ouça o episódio:

"É próprio da humanidade, e da nossa experiência de liberdade, que ela venha combinada com isso que em todas as épocas a gente chamou genericamente de loucura. Sem a loucura seríamos seres amputados de uma parte da nossa própria humanidade", diz Dunker.

Participam ainda da temporada a psicanalista e professora de literatura brasileira Yudith Rosenbaum; a psicanalista e escritora Fernanda Hamann; o escritor e psicanalista Robson Viturino; a psicanalista Luciana Salum; o psicanalista Alexandre Patrício; a psicanalista e escritora Luciana Saddi; a psicanalista e colunista da Folha Vera Iaconelli; o filósofo e professor Vladimir Safatle; e o psicanalista e professor Daniel Kupermann.

Entre as obras comentadas estão "O Complexo de Portnoy", de Philip Roth, "Vestido de Noiva'', de Nelson Rodrigues, e "A Filha Perdida", de Elena Ferrante.

O podcast está nos principais agregadores e tem novos episódios todas as sextas, às 8h. As três primeiras temporadas do Meu Inconsciente Coletivo também estão disponíveis nos aplicativos. Os episódios tratam de temas como separação, ansiedade, síndrome do impostor e solidão na maternidade.

MEU INCONSCIENTE COLETIVO
QUANDO
sextas, às 8h
ONDE nas principais plataformas de podcast

A capa do podcast Meu Inconsciente Coletivo tem um divã ao centro e o nome do programa abaixo
No podcast Meu Inconsciente Coletivo a escritora Tati Bernardi conversa com grandes psicanalistas - Editoria de Arte
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.