Os áudios sobre a morte de Adriano da Nóbrega que citam o Planalto; ouça podcast

Em gravação, irmã do ex-capitão da PM diz que governo teria oferecido cargos pela execução dele

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Uma reportagem da Folha publicada nesta quarta-feira (6) revelou que uma irmã do ex-capitão da PM Adriano da Nóbrega acusou o Palácio do Planalto de oferecer cargos comissionados em troca da morte dele. A fala de Daniela da Nóbrega ocorreu dois dias após a morte do ex-capitão e foi obtida pela Polícia Civil do Rio de Janeiro numa escuta telefônica.

Suspeito de comandar a milícia de Rio das Pedras e o grupo de extermínio Escritório do Crime, Adriano estava foragido há um ano quando foi baleado em uma operação da Polícia Militar da Bahia em fevereiro de 2020.

A família do ex-PM sempre suspeitou de queima de arquivo, e o presidente Jair Bolsonaro (PL) chegou a pedir uma investigação independente do caso. Adriano era próximo da família Bolsonaro. Ele chegou a ser defendido pelo então deputado federal Jair e condecorado pelo então deputado estadual Flávio na Assembleia Legislativa do Rio em 2005.

No episódio desta quinta (7), o Café da Manhã conversa com o repórter da Folha Italo Nogueira, autor da reportagem que trouxe a público as escutas. Ele fala sobre a relação entre Adriano da Nóbrega e a família Bolsonaro e também analisa o conteúdo dos áudios.

Ouça o episódio:

O programa de áudio é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. É possível ouvir o episódio clicando acima. Para acessar no aplicativo basta se cadastrar gratuitamente.

O Café da Manhã é publicado de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia. O episódio é apresentado pelos jornalistas Maurício Meireles, Magê Flores e Bruno Boghossian, com produção de Jéssica Maes, Laila Mouallem e Victor Lacombe. A edição de som é de Thomé Granemann.

Imagem de capa do podcast Café da Manhã, com o nome do programa escrito sobre vários recortes de jornais. Logos de de Spotify e Folha de S.Paulo podem ser vistas nos cantos
Podcast Café da Manhã - Reprodução
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.