Descrição de chapéu Meu inconsciente coletivo

Podcast discute obra de Hemingway e a masculinidade do nosso tempo; ouça

Meu Inconsciente Coletivo leva para o divã vida e obra do escritor americano

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Para onde vai o homem de hoje? É possível sustentar, nos tempos atuais, uma atuação excessivamente viril?

Na quarta temporada de Meu Inconsciente Coletivo, a escritora e colunista da Folha Tati Bernardi leva para o divã protagonistas da literatura. Esses personagens vão ser analisados por grandes psicanalistas e psicólogos.

No episódio desta sexta-feira (22), ela conversa com o escritor e psicanalista Robson Viturino sobre a obra e vida de Ernest Hemingway. O protagonista em discussão é Jake Barnes, de "O Sol Também se Levanta".

Ouça o episódio:

"O crítico inglês James Wood fala em Hemingway como um autor que teria um 'estilismo da renúncia'. Nós podemos falar o diabo do Hemingway como uma figura histórica, mas a gente não vai conseguir apagar que toda a literatura que veio depois dele está marcada por isso", diz Viturino. "Não haveria um tanto de autores que não abrem mão de escrever sobre afetos hostis, sobre a violência, sobre aquilo que não nos enobrece enquanto humanos."

Participam ainda da temporada a psicanalista e professora de literatura brasileira Yudith Rosenbaum, o psicanalista e professor Christian Dunker; a psicanalista e escritora Fernanda Hamann; a psicanalista Luciana Salum; o psicanalista Alexandre Patrício; a psicanalista e escritora Luciana Saddi; a psicanalista e colunista da Folha Vera Iaconelli; o filósofo e professor Vladimir Safatle; e o psicanalista e professor Daniel Kupermann.

Entre as obras comentadas estão "O Complexo de Portnoy", de Philip Roth, "O Alienista", de Machado de Assis, e "A Filha Perdida", de Elena Ferrante.

O podcast está nos principais agregadores e tem novos episódios todas as sextas, às 8h. As três primeiras temporadas do Meu Inconsciente Coletivo também estão disponíveis nos aplicativos. Os episódios tratam de temas como separação, ansiedade, síndrome do impostor e solidão na maternidade.

A capa do podcast Meu Inconsciente Coletivo tem um divã ao centro e o nome do programa abaixo
No podcast Meu Inconsciente Coletivo a escritora Tati Bernardi conversa com grandes psicanalistas - Editoria de Arte
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.