Por que caso Daniel Silveira será prova de fogo para André Mendonça no STF; ouça podcast

Ação penal marcada para a semana que vem deve expor posicionamento de ministro indicado por Bolsonaro

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O STF (Supremo Tribunal Federal) deve começar o julgamento do deputado bolsonarista Daniel Silveira (PTB-RJ) por atos antidemocráticos e ataque às instituições no próximo dia 20. Uma das instituições que o parlamentar atacou foi o próprio STF, quando publicou um vídeo com ofensas e ameaças aos ministros.

Na segunda-feira (11), o advogado de Silveira pediu a suspeição de nove dos onze ministros da corte —todos menos os dois indicados pelo presidente Jair Bolsonaro (PL): Kassio Nunes Marques e André Mendonça. Em especial, a atuação de Mendonça no julgamento pode deixar claro que lugar ele ocupa entre a tradição de autodefesa do STF e a lealdade ao bolsonarismo.

No episódio desta quarta-feira (13), o Café da Manhã tem participação da professora da FGV Direito e pesquisadora do STF Eloísa Machado de Almeida. Ela fala sobre como devem atuar os ministros da corte e que precedentes podem ser abertos com esse julgamento.

Ouça o episódio:

O programa de áudio é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. É possível ouvir o episódio clicando acima. Para acessar no aplicativo basta se cadastrar gratuitamente.

O Café da Manhã é publicado de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia. O episódio é apresentado pelos jornalistas Magê Flores e Daniel Castro, com produção de Laila Mouallem e Victor Lacombe. A edição de som é de Thomé Granemann.

Imagem de capa do podcast Café da Manhã, com o nome do programa escrito sobre vários recortes de jornais. Logos de de Spotify e Folha de S.Paulo podem ser vistas nos cantos
Podcast Café da Manhã - Reprodução
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.