Descrição de chapéu Café da Manhã

Por que falas de Lula sobre aborto e classe média preocupam aliados; ouça podcast

Presidente disse que interrupção da gravidez é questão de saúde pública, falou que classe média ostenta e ameaçou demitir militares

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Depois de um período sem grandes movimentações, o ex-presidente Lula (PT) e os aliados dele começaram a se posicionar no xadrez da campanha eleitoral. Na semana passada, foi dado mais um passo para ter o ex-governador Geraldo Alckmin (PSB) como vice do petista –depois de um evento no qual o PSB formalizou a indicação.

Com essa aliança, o PT espera atrair votos de eleitores mais ao centro e assim derrotar o presidente Jair Bolsonaro nas urnas. Mas dias antes do evento com o novo aliado, Lula deu uma série de declarações que podem atrapalhar a aproximação com o eleitor mais conservador.

O petista defendeu a legalização do aborto, disse que a classe média brasileira ostenta, ameaçou demitir 8.000 militares do governo se for eleito e encorajou aliados a pressionar deputados bolsonaristas em suas casas –o que fez parlamentares reagirem com ameaças abertas a Lula.

No episódio desta segunda-feira (11), o Café da Manhã ouve o jornalista e pesquisador Thomas Traumann, ex-ministro da Secretaria de Comunicação Social no governo Dilma Rousseff, sobre o impacto dessas falas para as pretensões presidenciais de Lula e as estratégias de campanha do petista.

Ouça o episódio:

O programa de áudio é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. É possível ouvir o episódio clicando acima. Para acessar no aplicativo basta se cadastrar gratuitamente.

O Café da Manhã é publicado de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia. O episódio é apresentado por Magê Flores, Maurício Meireles e Daniel Castro, com produção de Jéssica Maes e Victor Lacombe. A edição de som é de Thomé Granemann e Laila Mouallem.

Imagem de capa do podcast Café da Manhã, com o nome do programa escrito sobre vários recortes de jornais. Logos de de Spotify e Folha de S.Paulo podem ser vistas nos cantos
Café da Manhã é o podcast diário de notícias da Folha e do Spotify - Reprodução
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.