A dobradinha Bolsonaro-militares contra as urnas e a reação do TSE; ouça podcast

Forças Armadas têm agido em conjunto com presidente para desacreditar o processo eleitoral

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A tensão entre o Judiciário e as Forças Armadas continua alta em Brasília. Na segunda-feira (9), o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) respondeu a novos questionamentos do Ministério da Defesa sobre o processo eleitoral —rejeitando três das sete recomendações feitas pela pasta e afirmando que as outras quatro já estão em vigor.

Movimentos recentes das Forças Armadas reforçam que os militares têm agido em conjunto com o presidente Jair Bolsonaro (PL) para atacar e deslegitimar as urnas eletrônicas no país.

Mas a ofensiva bolsonarista vem desde o primeiro ano do governo. A Polícia Federal apontou em um inquérito que o general Luiz Eduardo Ramos e a Abin (Agência Brasileira de Inteligência), sob o comando do general Augusto Heleno, agiram desde 2019 para buscar dados contra as urnas.

No episódio desta quarta (11), o Café da Manhã conversa com o repórter da Folha em Brasília Mateus Vargas sobre a atuação coordenada das Forças Armadas e de Bolsonaro para tentar desacreditar o processo eleitoral no Brasil. Ele também comenta as reações do TSE às ameaças.

Ouça o episódio:

O programa de áudio é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. É possível ouvir o episódio clicando acima. Para acessar no aplicativo basta se cadastrar gratuitamente.

O Café da Manhã é publicado de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia. O episódio é apresentado pelos jornalistas Bruno Boghossian e Daniel Castro, com produção de Jéssica Maes, Laila Mouallem e Victor Lacombe. A edição de som é de Thomé Granemann.

Imagem de capa do podcast Café da Manhã, com o nome do programa escrito sobre vários recortes de jornais. Logos de de Spotify e Folha de S.Paulo podem ser vistas nos cantos
Podcast Café da Manhã - Reprodução
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.