A mudança de postura dos Estados Unidos na guerra da Ucrânia; ouça podcast

Biden pediu ao Congresso um pacote bilionário para dar apoio financeiro e bélico ao governo de Zelenski

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O pedido do presidente americano Joe Biden para que o Congresso libere um pacote de US$ 33 bilhões em ajuda à Ucrânia aumentou a temperatura da guerra.

Desde a invasão russa, o democrata sustenta que não pretende enviar soldados para o conflito, mas o financiamento que está sendo discutido pelos parlamentares prevê apoio bélico ao governo de Volodimir Zelenski. As relações diplomáticas também foram estreitadas, com destaque para a visita a Kiev da presidente da Câmara, Nancy Pelosi.

Já a Rússia há semanas insinua que um maior envolvimento do Ocidente poderia resultar até num ataque nuclear. O presidente Vladimir Putin afirma desde o início da guerra que o país poderia reagir "de uma forma que o mundo nunca viu".

Nesta terça-feira (3), o Café da Manhã analisa a mudança de postura dos EUA diante da guerra. O professor de relações internacionais da Faap Carlos Gustavo Poggio explica as consequências que uma participação mais ativa dos americanos pode ter no conflito.

Ouça o episódio:

O programa de áudio é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. É possível ouvir o episódio clicando acima. Para acessar no aplicativo basta se cadastrar gratuitamente.

O Café da Manhã é publicado de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia. O episódio é apresentado pelos jornalistas Bruno Boghossian e Daniel Castro, com produção de Jéssica Maes, Laila Mouallem e Victor Lacombe. A edição de som é de Thomé Granemann.

Imagem de capa do podcast Café da Manhã, com o nome do programa escrito sobre vários recortes de jornais. Logos de de Spotify e Folha de S.Paulo podem ser vistas nos cantos
Podcast Café da Manhã - Reprodução
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.