As novas ações policiais na cracolândia e a política de drogas brasileira; ouça podcast

Repetição de roteiro em São Paulo é sintoma de como país trata a dependência química

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

No último dia 11, uma megaoperação da Polícia Militar, Polícia Civil e Guarda Civil Municipal expulsou dependentes químicos e prendeu traficantes de drogas na praça Princesa Isabel, no centro de São Paulo, onde a cracolândia havia se instalado no fim de março.

A ação resultou na dispersão dos usuários pelas ruas da região. No dia seguinte à operação, uma pessoa foi baleada e morreu —um policial civil é suspeito de ter efetuado o disparo. A atuação das polícias vai ser investigada pelo Ministério Público de São Paulo.

Os desdobramentos ainda são incertos, mas a repetição de um roteiro já visto na capital paulista diz muito sobre como o tema é tratado no país.

Nesta quarta-feira (18), o Café da Manhã aborda a política de drogas brasileira. O episódio traz o relato da repórter da Folha Mariana Zylberkan, que tem acompanhado as ações na cracolândia, e entrevista com a socióloga Nathalia Oliveira, fundadora da Iniciativa Negra por uma Nova Política de Drogas.

Ouça o episódio:

O programa de áudio é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. É possível ouvir o episódio clicando acima. Para acessar no aplicativo basta se cadastrar gratuitamente.

O Café da Manhã é publicado de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia. O episódio é apresentado pelo jornalista Daniel Castro. O roteiro foi escrito com Jéssica Maes. A produção é de Laila Mouallem e Victor Lacombe, e edição de som é de Thomé Granemann.

Imagem de capa do podcast Café da Manhã, com o nome do programa escrito sobre vários recortes de jornais. Logos de de Spotify e Folha de S.Paulo podem ser vistas nos cantos
Podcast Café da Manhã - Reprodução
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.