Descrição de chapéu Café da Manhã

Como proteger finanças e dados em caso de roubo de celular; ouça podcast

Criminosos acessam aplicativos em aparelhos desbloqueados e causam enorme prejuízo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Parece ser o crime do momento: criminosos roubam smartphones desbloqueados e usam as informações que estão no aparelho para multiplicar o estrago.

Eles usam aplicativos de instituições financeiras para fazer dezenas de transferências. Em alguns casos, até contraem empréstimos em nome da vítima. Os relatos se espalham pelas redes sociais.

Por isso, é importante aprender estratégias para que o aparelho —e esse tipo de informação sensível— não esteja tão vulnerável. No Café da Manhã desta sexta-feira (13), o especialista em segurança cibernética Anderson Ramos explica o que fazer para se proteger, como conter o prejuízo em caso de roubo e qual o papel das instituições nesta situação.

Ouça o episódio:

O programa de áudio é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. É possível ouvir o episódio clicando acima. Para acessar no aplicativo basta se cadastrar gratuitamente.

O Café da Manhã é publicado de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia. O episódio é apresentado pelos jornalistas Daniel Castro e Magê Flores, com produção de Jéssica Maes e Laila Mouallen. A edição de som é de Thomé Granemann.

Imagem de capa do podcast Café da Manhã, com o nome do programa escrito sobre vários recortes de jornais. Logos de de Spotify e Folha de S.Paulo podem ser vistas nos cantos
Podcast Café da Manhã - Reprodução
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.