Especialista analisa ajuste em discurso de Putin e fala sobre fase atual da guerra; ouça podcast

Presidente russo contrariou expectativas e evitou escalar o conflito com Ucrânia em fala no Dia da Vitória

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O presidente russo Vladimir Putin contrariou expectativas e não usou sua fala no Dia da Vitória, que comemora o triunfo da União Soviética sobre a Alemanha nazista, para anunciar uma escalada da guerra na Ucrânia. Esse é um dos eventos políticos mais importantes na Rússia, e existia a possibilidade que Putin aproveitasse a oportunidade para declarar uma guerra formal —o que permitiria a convocação de reservistas.

Em vez disso, Putin fez um discurso convencional, reafirmando que não teve escolha a não ser invadir a Ucrânia e "desnazificar" o país vizinho —colocando a culpa do conflito nas costas dos EUA e da Otan, a aliança militar ocidental.

No episódio desta terça (10), o Café da Manhã conversa com o professor de Relações Internacionais da USP, Felipe Loureiro, sobre o ajuste no discurso de Putin e os possíveis passos da guerra na Ucrânia daqui por diante.

Ouça o episódio:

O programa de áudio é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. É possível ouvir o episódio clicando acima. Para acessar no aplicativo basta se cadastrar gratuitamente.

O Café da Manhã é publicado de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia. O episódio é apresentado pelos jornalistas Magê Flores e Bruno Boghossian, com produção de Jéssica Maes, Laila Mouallem e Victor Lacombe. A edição de som é de Thomé Granemann.

Imagem de capa do podcast Café da Manhã, com o nome do programa escrito sobre vários recortes de jornais. Logos de de Spotify e Folha de S.Paulo podem ser vistas nos cantos
Podcast Café da Manhã - Reprodução
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.