Descrição de chapéu Meu inconsciente coletivo

Meu Inconsciente Coletivo fala sobre a romantização da maternidade; ouça

Podcast analisa protagonista que desejava engravidar e decide adotar uma cachorra

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O episódio desta sexta-feira (27) de Meu Inconsciente Coletivo discute a romantização da maternidade. Nesta quarta temporada, a escritora e colunista da Folha Tati Bernardi leva para o divã protagonistas da literatura. Esses personagens são analisados por grandes psicanalistas e psicólogos.

Tati conversa com o psicanalista Alexandre Patrício sobre o livro "A Cachorra", de Pilar Quintana. Eles falam da protagonista Damares, que passou décadas desejando engravidar e, sem sucesso, decidiu adotar uma cachorra. A obra trata da solidão na maternidade e da pressão por ser uma boa mãe.

Ouça o episódio:

"[A psicanalista] Melanie Klein falava que o bebê morde, devora, suga o seio da mãe até deixá-la exaurida. O bebê nasce com uma inveja inata destrutiva. Se a mãe dá tudo de bom, ainda não é suficiente", diz Patrício. "Klein tira a maternidade desse lugar de romantização: não adianta ser a mãe suficientemente boa do Winnicott, ideal, perfeita, que cuida e se ausenta na hora certa, se o bebê nasce com inveja inata. Nada vai estar bom. E o invejoso não quer só tomar posse do objeto, ele se fusiona ao objeto. E quando faz isso, não há eu e outro —o que muitas vezes acontece na relação de mãe e filha. Neste estado, a mãe não permite que a filha cresça. A vida das duas fica estagnada."

Participam ainda da temporada a psicanalista e escritora Luciana Saddi; a psicanalista e colunista da Folha Vera Iaconelli; a psicanalista Luciana Salum; o escritor e psicanalista Robson Viturino; a psicanalista e professora de literatura brasileira Yudith Rosenbaum, o psicanalista e professor Christian Dunker; a psicanalista e escritora Fernanda Hamann; o filósofo e professor Vladimir Safatle; e o psicanalista e professor Daniel Kupermann.

Entre as obras comentadas estão "A Filha Perdida", de Elena Ferrante, "O Alienista", de Machado de Assis, "O Complexo de Portnoy", de Philip Roth, e "A Paixão Segundo G.H.", de Clarice Lispector.

O podcast está nos principais agregadores e tem novos episódios todas as sextas, às 8h. As três primeiras temporadas do Meu Inconsciente Coletivo também estão disponíveis nos aplicativos. Os episódios tratam de temas como separação, ansiedade, síndrome do impostor e solidão na maternidade.

A capa do podcast Meu Inconsciente Coletivo tem um divã ao centro e o nome do programa abaixo
No podcast Meu Inconsciente Coletivo a escritora Tati Bernardi conversa com grandes psicanalistas - Editoria de Arte
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.